Portal das Indústrias do Estado da Paraíba

O Portal da Indústria Paraibana

Notícia

Postado às 13:00 do dia 14 de Maio de 2010

Projeto inicia fase de caracterização de queijos

Tássita Araújo/Campina Grande - PB
O SENAI, o SEBRAE e o ECTI (França) firmaram um Convênio de Cooperação Internacional para transferência de tecnologia para o setor de laticínios. No Projeto estão previstas diversas ações que contribuirão com a qualidade, diversificação, textura e sabor dos produtos lácteos produzidos na Paraíba e em outros Estados, objetivando a padronização dos queijos na região Nordeste e a montagem de um catálogo expositivo.
 
O Projeto de Transferências de Tecnologias para Melhoria de Processo, Padronização e Inovação de Produtos Lácteos do Nordeste está na fase de caracterização, que teve início no dia 05/05 e se estenderá até o dia 18/05. Nesse período, três especialistas formados durante o curso de Avaliação Sensorial, também promovido pelo projeto, iniciarão a caracterização das amostras de 50 queijos enviadas por 23 empresas, avaliando sabores, aromas, flevor, aderência, entre outros.
 
Serão avaliados os queijos tipo coalho, queijo de coalho com ervas finas, queijo de coalho com orégano, queijo de cabra, mussarela, manteiga, minas frescal, ricota, queijo saint paulin, queijo reblochon, queijo petit suisse e prato.
 
A consultora do Programa Alimentos Seguros (PAS) do SENAI da Paraíba, Ana Karla Crispim, detalhou que foi feito um levantamento de todas as empresas formais do Estado, e que, em seguida, uma pessoa contratada fez o recolhimento das mostras, ou as próprias empresas as enviaram ao SENAI.
 
“Depois as análises fisico-químicas serão encaminhadas para um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), provavelmente em Recife. O objetivo final é que possamos montar um catálogo de queijos do Nordeste”, informou Ana Karla.
 
Vale lembrar ainda que o projeto também está sendo desenvolvido nos Estados de Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
 
I Concurso Lácteos da Paraíba
 
Como etapa do projeto será realizado o “I Concurso de Produtos Lácteos do Estado da Paraíba”, organizado de acordo com as regras e padrões dos principais concursos internacionais. O coordenador do primeiro concurso com esse formato será o Profª Roland Perrin, responsável pela Organização dos Concursos de Queijos de Paris e de Buenos Aires, consultor do Ministério da Agricultura da França para projetos de Apelação de Origem e com mais de 30 anos de experiência no setor de laticínios, sendo professor técnico da Escola de Laticínios de Toulousse.
 
O concurso será realizado nos dias 05 e 06 de junho, às 19h, no Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco - CTCC, Rua Luiz Motta, Bodocongó, em Campina Grande. Não há qualquer restrição quanto à participação de uma mesma indústria em todas as variedades de produtos constantes do regulamento.
 
Além de tratar-se de uma oportunidade para que as empresas inscritas demonstrem a qualidade de sua linha de produção, independente do resultado, o produto dos participantes terá espaço para Exposição no local destinado ao evento.
 
Outras informações sobre o Projeto podem ser obtidas através dos telefones (83) 3182-0231 ou 3182-0203.
 
Colaboração/Texto: Fernanda Medeiros
 

Sistema Indústria

Tags   Laticínios    queijos    Projeto  


Outras Notícias

Cadastro Industrial
Redução da Jornada de Trabalho
Programa FIEP de Qualidade na Construção
Rede Educação à Distância SENAI
SIM - Controle de Compras
Web 2.0 Tableless