Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Pão assina convênio com Sebrae no valor de 2 mil

Por Diego Araújo com Agência SEBRAE - Publicado 18 de outubro de 2007

Na última segunda-feira (), um dia antes do Dia Mundial do Pão, a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Pão - ABIP, assinou em Brasília convênio com o Sebrae no valor de 2 milhões. O objetivo é fortalecer e capacitar pequenas padarias em todo o Brasil. Estima-se que sejam beneficiadas 1.622 empresas do ramo. O Presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação de João Pessoa, Romualdo Farias esteve presente à solenidade.

O motivo do convênio é que, nos últimos anos, as padarias perderam espaço ao concorrer com os supermercados. Mesmo assim, o segmento da panificação é um dos que mais cresce na economia brasileira. Em 2006, as vendas das padarias aumentaram 142%, saltando de R$ 3,3 bilhões, no ano retrasado, para R$ 8 bilhões, de acordo com a Abia (Associação Brasileira da Indústria da Alimentação). A parceria com o Sebrae terá duração de dois anos.

"Nos últimos sete anos, o apoio do Sebrae às panificadoras era realizado por meio de ações pontuais nos estados. Agora, a partir do convênio, o apoio será nacional", afirma o presidente da Abip, Alexandre Pereira. E esse apoio terá como base cursos de capacitação e consultorias. Alguns dos programas irão focar em temas promissores, como a a diversificação de produtos com inovação tecnológica e o enriquecimento do pão artesanal com fibras.

Medidas
O convênio prevê o estabelecimento de normas para o segmento, ainda inexistentes no país, com o apoio do Inmetro e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Além disso, ações voltadas para a questão ambiental e de responsabilidade social também estão previstas. "Menos gordura, ambiente mais limpo" é o nome de uma das articulações que visa a retirada de gordura saturada das padarias para ser utilizada na fabricação de ração, por exemplo.

O encadeamento e a integração do segmento com fornecedores de grande porte, como moinhos de trigo, irá assegurar o crescimento dos micro e pequenos empreendimentos de panificação.