Serviços
Todo serviço de Promoção de Saúde do SESI Paraíba está integrado a Metodologia Avaliativa da Saúde e Segurança em trabalhadores da indústria - ASSTI. Essa metodologia é responsável por gerar 42 indicadores que por sua vez irão subsidiar os gestores das empresas em melhores decisões. Segundo os dados da Metodologia de Avaliação da Saúde e Segurança em trabalhadores da indústria - ASSTI (2019), “Estima-se que aproximadamente um em cada cinco (18,6%) industriários brasileiros referem dores e desconforto em 3 ou mais dias, dos últimos 30 dias”.
Trabalhadores que referem dores e desconforto apresentam:
- Menor índice de produtividade
- Percepção mais negativa quanto à segurança no trabalho
- Maior risco de depressão e outros transtornos mentais
O SESI Ginástica na Empresa é um serviço estratégico e que está alinhado aos desafios enfrentados pelas sociedades contemporâneas, principalmente em um cenário no qual condutas de risco à saúde, como a inatividade física e o sedentarismo, representam importantes causas de adoecimento, incapacidade e morte prematura dos indivíduos.
Trata-se de um serviço que coloca à disposição das empresas do setor industrial o melhor atendimento em ações socioeducativas e lúdicas de promoção da atividade física e, mais amplamente, de promoção a estilos de vida saudáveis, bem como os aspectos de desconforto e dores no ambiente de trabalho.
No escopo do atendimento, recorre-se a atividades que são desenvolvidas no próprio local e no tempo de trabalho, com duração de 10 a 15 minutos, as aulas são desenvolvidas por profissionais de Educação Física registrados no CREF – Conselho Regional de Educação Física com a participação coletiva e voluntária do trabalhador da indústria.
Todo serviço de Promoção de Saúde do SESI Paraíba está integrado a Metodologia Avaliativa da Saúde e Segurança em trabalhadores da indústria - ASSTI. Essa metodologia é responsável por gerar 42 indicadores que por sua vez irão subsidiar os gestores das empresas em melhores decisões.
Segundo os dados da Metodologia de Avaliação da Saúde e Segurança em trabalhadores da indústria - ASSTI (2019), 'Aproximadamente quatro em cada dez (43,3%) industriários referem ser fisicamente inativos no lazer'.
Trabalhadores que são fisicamente inativos no lazer apresentam:
- Maior utilização de serviços médico-hospitalares e de custos com saúde
- Menor índice de produtividade
- Maior risco de mortalidade precoce
- Menor nível de qualidade de vida e percepção de saúde mais negativa
É um serviço especializado que oferecem às empresas e seus trabalhadores a oportunidade de realizarem atividades físicas sistematizadas e orientadas como estratégias de qualidade de vida e bem-estar. Está alicerçado na concepção de que a prática de exercícios físicos e a melhoria em seus parâmetros de aptidão física são capazes de derivar inúmeros benefícios à saúde, prevenir a ocorrência de doenças, além de contribuir com a produtividade global de seus aderentes.
Trata-se de um serviço que coloca à disposição das empresas do setor industrial o melhor atendimento em ações referentes às práticas esportivas e exercícios físicos como: Treino funcional, academia, natação, futebol, futsal, hidroginástica entre outros.
Essas atividades podem ser realizadas dentro da própria empresa ou nas praças esportivas nas Unidades do SESI/PB ou ainda no formato à distância, devendo ocorrer no mínimo 02 vezes por semana em horários a combinar.
As Unidades do SESI/PB dispõem de espaços esportivos e de convivência para locações, com conforto e segurança.
Ginásios Poliesportivos (vôlei, basquete, futsal...);
Campo de futebol;
Parques aquáticos;
Auditórios e Salas;
Entre outros.
É um serviço oferecido a crianças de 07 à 17 anos com o objetivo de estimular a prática esportiva, utilizando como diretriz os valores do esporte: disciplina, honestidade, respeito, trabalho em equipe entre outros.
Modalidades:
- Natação
- Futebol
- Futsal
- Voleibol
- Judô
- Natação
Todo serviço de Promoção de Saúde do SESI Paraíba está integrado a Metodologia Avaliativa da Saúde e Segurança em trabalhadores da indústria - ASSTI. Essa metodologia é responsável por gerar 42 indicadores que por sua vez irão subsidiar os gestores das empresas em melhores decisões.
Segundo os dados da Metodologia de Avaliação da Saúde e Segurança em trabalhadores da indústria - ASSTI (2019), 53,3% dos trabalhadores da indústria estão acima do peso ideal e 18,3% sofrem de hipertensão.
O serviço SESI Alimentação e Nutrição possuem duas estratégias que contribuem para redução desses números:
1º - Master Class em nutrição, ações educativas que influenciem na mudança de comportamento dos trabalhadores da indústria, na conscientização de se ter hábitos alimentares saudáveis, utilizando a estratégia de vídeo/aulas com conteúdos curtos de fácil compreensão no formato e-learning.
Temáticas disponíveis:
- Atividade física e alimentação saudável, estabelecendo novos hábitos;
- Doenças crônicas não transmissíveis e a relação com a nutrição;
- A importância da alimentação e da prática do exercício físico para o controle da hipertensão;
- Aproveitamento integral dos alimentos;
- Planejamento de cardápio;
- Nutrição e sistema imunológico.
Método:
Através da plataforma Learning Management System- LMS os trabalhadores fazem seu acesso por login e senha e participam dos cursos disponibilizados. A metodologia e-learning o conteúdo é disponibilizado num ambiente virtual em que o trabalhador terá acesso todos os dias, a qualquer hora e de qualquer lugar através do dispositivo eletrônico com internet. A tecnologia permite, ainda, uma interação não presencial com o tutor. No final do curso o trabalhador receberá certificado de participação.
2º Atendimento Clinico Nutricional para os casos de risco de adoecimento ou de doenças já instaladas, principalmente, tais como: obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol alto. Duração do atendimento será de 6 meses. Tempo de duração da 1ª consulta será de 1h, as demais terão duração de 30 minutos, com frequência mensal. Haverá aplicação do questionário de hábitos alimentares. Dieta entregue com 08 dias após a 1ª consulta.
Dessa forma, o investimento na promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores se torna cada vez mais necessário e as empresas ganham muito com a redução dos indicadores de riscos citados acima. O cenário da pandemia nos mostrou a importância de construirmos um estilo de vida ativo e saudável.