Barraca "Cachaça da Paraíba" é inaugurada no Parque do Povo

Por Selma Pinheiro - Com Dados Revista Pe&Gn - Publicado 29 de maio de 2007

Criar um espaço denominado Barraca "Cachaça da Paraíba", no Parque do Povo vem ao encontro das expec

Agora donos de engenhos da Paraíba terão a oportunidade de mostrar seus produtos no Maior São João do Mundo em Campina Grande. Dezoito marcas de cachaça farão parte da exposição durante os trinta dias de festa. Nesse período, os visitantes poderão degustar as cachaças Volúpia, Caranguejo, Anel do Brejo, Serra Limpa, Serra Preta, Terra do Sol, Tambaba, Olho de Cana, Rainha, Talante, Dona Increnca, Cigana, Caruçú, Bis, Alegre, Matuta, Maribondo e Cachaça de Engenho São Paulo.

A idealização conjunta do Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral do Estado da Paraíba  e da FIEP em criar um espaço denominado Barraca “Cachaça da Paraíba”, no Parque do Povo vem ao encontro das expectativas de crescimento no setor, pois só nos últimos cinco anos a produção de cachaça na Paraíba teve um investimento de R$ 10 milhões e mais de 30 engenhos voltaram a funcionar. Em média, 15 novas marcas surgiram no mercado e pelo menos 10 já ocupam um lugar de destaque entre os destilados nacionais.

A última safra de cana-de-acúcar, de agosto de 2006 a fevereiro de 2007, rendeu cerca de 12 milhões de litros da bebida, 20% a mais que a safra anterior e pelo menos três novas marcas estão surgindo no Estado, com condições suficientes para competir com as mais de 30 já existentes, disse o Presidente do Sindicato de Bebidas no Estado Jeová Heinner e "mostrar essa variedade produzida na Paraíba, no Parque do Povo facilitará as relações de negócios na cidade e nos demais estados, por ser um espaço eclético, com uma diversidade cultural considerável, propicio à massificação do que há de bom no lugar, enfatiza o presidente do Sindicato.

Para o presidente da Associação Paraibana dos Engenhos de Cana-de-açúcar – ASPECA, Antônio das Chagas da Silva Sobrinho, mais de 20 cachaças paraibanas possuem o registro do Ministério da Agricultura e Abastecimento. Todas com condições de exportar. "Falta apenas divulgação", sentencia. Enquanto por aqui uma garrafa de cachaça custa até R$ 40,00 reais, nos bares e lojas de conveniências da Europa ela chega facilmente aos € 50 euros.

Dados mostram ainda, que o Brasil produz 1,5 bilhão de litros de cachaça por ano. Desse total, apenas 0,6% é destinado ao mercado exterior. “O produto ainda é pouco conhecido e muitas pessoas pensam que ele só serve como base da caipirinha", explica Vicente Lemos, produtor da cachaça Volúpia, que apesar das dificuldades, chegou a exportar em 2006 mais de mil garrafas para a França e Alemanha.

Com o apoio do Centro Internacional de Negócios da  Paraíba e Prefeitura Municipal de Campina Grande, a inauguração da Barraca "Cachaça da Paraíba" será realizada no Parque do Povo, às 17hs, nesta quinta-feira, 31 de Maio.

Dados extraídos da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios - Maio 2007