Centro Internacional de Negócios completa 20 anos de atuação em prol da internacionalização da indústria da Paraíba

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 18 de julho de 2019

O CINPB vem fortalecendo o segmento industrial da PB

Criado no dia 19 de julho de 1999, o Centro Internacional de Negócios da Paraíba – CINPB tem exercido um papel fundamental na prestação de serviços de assessoramento no processo de exportação e importação junto as indústrias da Paraíba.

Ao longo das últimas duas décadas, o CINPB que está sediado em João Pessoa, vem fortalecendo o segmento industrial em toda a Paraíba, através do processo de internacionalização, contemplando desde a micro, pequena e grande indústria.

“Este ano já promovemos diversas ações como Seminários de Oportunidades com países como a Tailândia, recebemos uma comitiva do governo da República dos Camarões com alguns empresários e recentemente recebemos Diplomatas do Itamaraty, que tiveram a oportunidade de conhecer o potencial da indústria da Paraíba. Mas estamos planejando outras atividades, como rodadas de negócios, missões internacionais com foco em negócio, participação em feiras, temos um planejamento bem extenso, para fortalecer a indústria cada vez mais, com todo o apoio da Confederação Nacional da Indústria e do presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha”, comentou Melca Farias, Gerente de Negócios Internacionais, do CINPB.

No portfólio de serviços oferecidos pelo Centro estão: a Capacitação Empresarial, Inteligência Comercial, Promoção de Negócios, a ATA Carnet, Programas de Internacionalização, Certificados para exportação e a Promoção e Atração de Investimentos.

Com uma atuação em rede, os Centros Internacionais de Negócios estão presentes em todos os estados brasileiros, e desenvolve um trabalho em duas vertentes, na provisão de serviços de apoio à internacionalização das empresas, e na defesa dos interesses da indústria no comércio exterior.

No processo de internacionalização, o CIN promove o aperfeiçoamento da competência exportadora, oferece assessoria na realização de negócios, e assistência na busca e concretização de alianças estratégicas com empresas estrangeiras.

Na área de capacitação Empresarial, são realizados seminários, cursos e consultorias técnicas. Já na promoção de negócios promove a participação das empresas em eventos como: Missões empresariais, Encontros de Negócios, e a participação em feiras internacionais.

Além disso realiza um trabalho de Inteligência Comercial, com a oferta de estudos e soluções, através da busca de potenciais mercados no exterior, análise de mercado-alvo, assessoria na formação de preços para o mercado global, e proporciona o intercâmbio dos produtos paraibanos no mercado-alvo.

A oferta de serviços não para por ai, o CINPB também realiza a emissão de certificados de origem preferenciais (Acordos Comerciais) e não preferenciais (comuns). Assessoria em exportação/ importação, com a emissão de declarações e certificados de Livre Venda, e Assessoria em Regras de Origem

Que tem foco nos requisitos estabelecidos nos acordos comerciais, regras para emissão de certificados de origem e procedimentos normativos envolvidos na certificação.

Informações adicionais sobre o portfólio de serviços do CINPB podem ser obtidas através do telefone: (83) 3221-4884.