Compartilhar

CNI

CNI e FIESP vão divulgar melhores práticas industriais em economia circular; saiba como

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 20 de agosto de 2024

Instituições abrem chamada pública para seleção de iniciativas. Inscrições vão até 15 de outubro


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) lançaram, nesta semana, uma chamada pública para selecionar boas práticas da indústria em economia circular – sistema em que o modo de produção é redesenhado para permitir um fluxo circular dos recursos, minimizar os resíduos e contribuir para o desenvolvimento sustentável.  

Podem participar as indústrias da América Latina e Caribe que promovam iniciativas em economia circular. As escolhidas serão divulgadas em eventos da CNI e FIESP. As inscrições vão até 15 de outubro

As práticas devem contemplar ao menos um dos seguintes temas:

  • Design circular
  • Implementação de novos modelos de negócios
  • Simbiose industrial
  • Tecnologias inovadoras para economia circular
  • Eficiência energética
  • Prolongamento da vida útil do produto
  • Eficiência no uso de recursos
  • Eficiência no uso de utilidades
  • Recuperação de valor de recursos. 

Como se inscrever?

As indústrias interessadas podem acessar o formulário aqui. No processo de inscrição, são solicitados pequenos textos de introdução, objetivos e resultados obtidos. O número de iniciativas submetidas é ilimitado.


“Precisamos ir além da noção comum de que economia circular é sinônimo de reciclagem e fortalecer os conceitos de que se trata de um novo modelo econômico”, diz Davi Bomtempo, superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI.


Pesquisa

Dados de recente pesquisa realizada pela CNI mostram que, embora o termo “economia circular” ainda não seja familiar para 38% das empresas, algumas de suas práticas já são amplamente adotadas: 91% das indústrias brasileiras buscam otimizar processos de produção, como reutilizar materiais (59%) e melhorar a eficiência visando a ganhos ambientais (55%).

O estudo, feito com o apoio do Centro de Pesquisa e Inovação em Economia Circular da Universidade de São Paulo (USP), tem o objetivo de mapear as práticas de economia circular na indústria brasileira e identificar desafios para a sua implementação. As normas ISO 59004 de economia circular, publicadas em maio, foram utilizadas como referência para elaboração da pesquisa. Os resultados estão em fase de análise e a pesquisa completa será divulgada ainda neste segundo semestre. 

Foram ouvidas 253 empresas de pequeno, médio e grande porte, dos segmentos de transformação e construção.

Outras Notícias