
A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), fará uma missão empresarial para empresas dos setores de plástico e borracha. O destino será a Feira K 2025, realizada entre os dias 8 e 12 de outubro, em Düsseldorf, na Alemanha. O evento é um dos principais para os setores de plástico e borracha.
A Feira K é considerada uma das maiores do mundo. Na última edição, reuniu mais de 3 mil expositores de 59 países e atraiu mais de 177 mil visitantes de 169 países. A programação da comitiva brasileira contempla participação nos principais pavilhões da feira entre os dias 8 e 12 de outubro, com acompanhamento técnico da equipe da CNI, FIERGS e demais federações.
Entre os temas estratégicos da edição de 2025 estão a economia circular, digitalização da indústria, sustentabilidade, engenharia de máquinas e inovações em materiais e embalagens.
A missão oferecerá uma programação técnica com foco em negócios, inovação e tendências internacionais, incluindo visitas guiadas, networking institucional, rodadas com potenciais parceiros e visitas técnicas em empresas europeias.
A agenda faz parte do Convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre a CNI e a ApexBrasil para promover ações de inserção internacional em feiras e rodadas de negócios estratégicas ao setor produtivo brasileiro.
Inscrições vão até 30 de junho
As inscrições podem ser feitas até 30 de junho, pelo site da CNI. O investimento é de R$ 900 para o público geral e R$ 500 para empresas associadas a sindicatos patronais dos setores envolvidos. Empresas interessadas em participar, além de atuar nos setores de plástico ou borracha, devem ter interesse em exportação e presença internacional, além de demonstrar foco no mercado europeu. As vagas são limitadas.
Brasil e Alemanha são complementares nas cadeias de produção
A relação comercial entre Brasil e Alemanha nos setores de plásticos e borracha é estratégica e pautada na complementaridade industrial. Em 2022, o Brasil importou cerca de US$ 28 milhões em borracha sintética e US$ 17,2 milhões em plásticos adesivos da Alemanha, segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), além de adquirir maquinário industrial de alta tecnologia.
Por outro lado, a Alemanha foi destino de US$ 305 milhões em sucata de plástico brasileira, conforme a UN Comtrade, que é o maior repositório de dados do comércio internacional do mundo, demonstrando integração entre as cadeias produtivas. A parceria se destaca pelo intercâmbio de insumos e tecnologia, contribuindo para a modernização da indústria brasileira e o fortalecimento do comércio bilateral.
Sobre a Rede SIM
A Rede SIM é uma iniciativa coordenada pela CNI, que atua para facilitar e acelerar a abertura de empresas no Brasil, promovendo a simplificação do ambiente de negócios e a modernização dos processos relacionados ao registro e à legalização de empresas.
Por meio de parcerias com órgãos federais, estaduais e municipais, a Rede SIM busca integrar e desburocratizar os sistemas de registro, contribuindo para a redução do tempo e dos custos para empreender no país. A iniciativa está alinhada com os esforços da CNI para melhorar o ambiente regulatório e fomentar a competitividade da indústria brasileira.
Entre suas ações estão o apoio técnico à digitalização de serviços públicos, o estímulo à interoperabilidade entre sistemas governamentais e a promoção de boas práticas de governança e atendimento ao cidadão empreendedor. A Rede SIM também desempenha um papel estratégico na articulação entre o setor produtivo e o poder público, reforçando o compromisso da CNI com um Brasil mais simples para empreender e mais eficiente para crescer.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.