Conselho de Infra-Estrutura da CNI discute projeto que define papel das agências reguladoras

Por Portal da Indústria - Publicado 15 de agosto de 2007

O substitutivo ao Projeto de Lei 3.337/ 2004, que trata da gestão e da organização das agências reguladoras, está pronto para ir à votação no plenário da Câmara. O assunto foi debatido hoje, 15/08, em sessão da Comissão Especial da Câmara que avalia a regulamentação das agências, informou o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) na reunião do Conselho Temático de Infra-Estrutura (Coinfra) da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Picciani é o relator da Comissão Especial que analisa o projeto de lei. Ele disse que está aberto a sugestões que ajudem a aperfeiçoar o substitutivo. Durante o encontro com os empresários, ele lembrou que as agências reguladoras nasceram com a tarefa de equilibrar as relações e os interesses dos investidores, dos consumidores e do poder público na prestação dos serviços que foram privatizados.

O crescimento da demanda pelos diversos serviços exige uma definição do papel das agências. Para desempenhar o papel de mediadora de conflitos com eficiência, destacou o deputado, as agências precisam ter autonomia, atuar de forma transparente e prestar contas à sociedade.

O relator defende mandado de quatro anos para os dirigentes das agências. Mas quer regras que permitam o afastamento dos diretores em caso de comprovada incapacidade de gestão. "As agências devem ser reconhecidas como instrumentos importantes da sociedade", disse o deputado.

A expectativa dos empresários é que o projeto seja votado logo, pois a definição do papel das agências reguladoras dará maior segurança aos investidores, afirmou o presidente do Coinfra, José de Freitas Mascarenhas. Segundo ele, os industriais apóiam os princípios de transparência, autonomia e independência das agências previstos no projeto.

Fotos: José Paulo Lacerda - CNI