Compartilhar

CNI

Educação Profissional e Tecnológica completou 115 anos no Brasil nesta semana

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 26 de setembro de 2024

Entre os benefícios desse modelo, está a possibilidade de desenvolver atividades práticas no processo de aprendizado, incentivar a formação contínua, preparar para o início de carreira e permitir o autoconhecimento sobre as habilidades


No dia 23 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (23), que celebra os 115 anos do modelo educacional no Brasil. A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional com a finalidade de preparar os alunos para o exercício de profissões. Assim, ela contribui para que o cidadão se insira e atue no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

Entre os benefícios desse modelo, está a possibilidade de desenvolver atividades práticas no processo de aprendizado, incentivar a formação contínua, preparar para o início de carreira e permitir o autoconhecimento sobre as habilidades. Entre os diferentes níveis do modelo educacional, estão:

Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional: cursos de capacitação, aperfeiçoamento e atualização com o objetivo de promover o desenvolvimento para a vida produtiva e social.

Educação Profissional Técnica de Nível Médio: voltado para estudantes do ensino médio. O nível envolve formação e competência com base em conhecimentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais.

Educação Profissional Tecnológica, de Graduação e de Pós-Graduação: tanto pelo curso superior de tecnologia ou de tecnólogo, o nível envolve a qualificação profissional tecnológica; além de pós-graduação com especialização, mestrado e doutorado.

No Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) o foco é totalmente voltado para atender às necessidades da indústria brasileira. Os Departamentos Regionais (DR’s) desenvolvem os cursos com base nas necessidades locais já que cada estado brasileiro possui diferentes ramos industriais.

O SENAI desenvolve um “mapa do trabalho” com base em estudos prospectivos nas indústrias locais. Assim, ele desenvolve a sua metodologia, que abrange a fundamentação teórica, princípios norteadores da prática pedagógica, estratégias de aprendizagem e ensino, além dos critérios de avaliação escolar.

Com base nessas informações, é montado um Comitê Técnico para desenvolver o perfil profissional, desenho curricular, e as práticas pedagógicas do curso. Depois, vem a etapa de avaliação da qualidade da metodologia e do aprendizado dos alunos, através da Pesquisa de Apropriação de Metodologia e Avaliação de Desempenho do Estudante (SAEP). Por último, acontece a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos, que avalia a empregabilidade e o alinhamento do perfil profissional dos alunos graduados às demandas da indústria.

Os reflexos do ensino técnico do SENAI são vistos pelo mundo

De acordo com João Luiz Diniz Carvalho, medalhista de bronze na categoria ‘#01 Mecânica Industrial’ na WorldSkills 2024, foi graças ao SENAI que ele conseguiu o seu primeiro emprego. Ele concluiu a formação técnica em Mecânica no SENAI Euvaldo Lodi em Contagem (MG) e atualmente reside em Rondonópolis (MT). “Sinto-me plenamente preparado para iniciar minha carreira na indústria, e o SENAI foi fundamental para que eu alcançasse esse ponto. A formação técnica que recebi, aliada às experiências práticas em laboratórios e projetos reais, proporcionou uma base sólida em Mecânica Industrial. Além disso, o SENAI me ensinou a importância da inovação constante, um princípio que aplico em cada projeto em que trabalho”, comenta.

Ele também citou a importância da preparação para um mercado competitivo. “O SENAI também me preparou para o mercado de trabalho, oferecendo cursos essenciais de gestão de projetos, controle de qualidade e melhoria contínua, que são diferenciais no ambiente industrial competitivo de hoje. A combinação desse aprendizado com a experiência na WorldSkills me deu a confiança necessária para enfrentar qualquer desafio que a indústria possa apresentar. Tanto no que diz respeito às habilidades técnicas quanto às soft skills, como trabalho em equipe, resiliência e liderança”, conclui.

Conheça o Geração SESI SENAI!

O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria, no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI” e se inscreva na nossa Newsletter. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração

Outras Notícias