A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza hoje, o seminário empresarial Fórum de Cooperação Ásia do Leste e América Latina (Focalal). O encontro que ocorrerá em Brasília promoverá o comércio e os investimentos entre os 33 países participantes, como Japão, Indonésia, Malásia, Austrália, Argentina e Peru. Os 15 países da Ásia do Leste que fazem parte do fórum são destino de 13% das exportações brasileiras e origem de 21% das importações, com uma corrente comercial de mais de US$ 37 bilhões em 2006.
"O mais relevante é que os fluxos tanto de exportações quanto de importações vêm crescendo a taxas vigorosas nos últimos cinco anos. Nossas exportações para esses países multiplicaram-se por três nesse período", lembra o gerente-executivo da Unidade de Comércio Exterior da CNI, José Frederico Álvares. Segundo ele, encontros como o de amanhã estreitam as relações entre os empresários e ajudam a aumentar o comércio bilateral.
O seminário empresarial promovido pela CNI, assim como os encontros de negócios que acontecerão quarta e quinta-feira em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, também fortalecerá o comércio com os países da Ásia do Leste que têm relações comerciais modestas com o Brasil, como Brunei, Camboja ou Vietnã. "As relações brasileiras têm crescido fortemente para os países periféricos da região, mas China, Japão e Coréia do Sul concentram quase 80% do fluxo de comércio do Brasil com a região", resume Álvares.
Participarão do seminário empresarial Focalal o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, o diretor de Desenvolvimento da Comissão Econômica e Social para a América Latina (Cepal), o presidente da União Industrial Argentina (UIA), Juan Lascurain, e o diretor-geral do Japan Bank of International Cooperation (JBIC), Takashi Hongo, entre outros.
Foto: José Paulo Lacerda - CNI