Compartilhar

CNI

Estudantes do SENAI conquistam 12 medalhas em competição de ocupações do futuro do BRICS

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 20 de novembro de 2020

Future Skills Challenge reuniu 178 competidores, sendo 18 do Brasil

O BRICS - bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - esteve reunido nesta semana e, além do encontro político entre os líderes dos países, uma competição das ocupações do futuro movimentou a agenda. Pela primeira vez com ranking, medalha e no formato online, o Future Skills Challenge contou com 178 competidores, sendo 18 do Brasil. 

Os estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) representaram bem o país, levando dois ouros, três pratas, três bronzes e quatro medalhas por excelência, concedidas a quem alcança mais de 700 pontos, de um máximo de 800. A Rússia, que sediou o evento e contou com 51 participantes, ficou com 22 medalhas de ouro, 14 de prata e duas de bronze.

“Esses profissionais que estão se formando e têm a oportunidade de trocarem experiências e serem reconhecidos em competições internacionais irão se posicionar melhor na indústria, que está passando por uma transformação. Os próximos anos terão um forte impacto em definir empresas e atores econômicos que estarão mais bem posicionados ”, avalia o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.

As ocupações do futuro foram o destaque da Wordskills de 2019, maior competição de educação profissional do mundo, que também ocorreu na Rússia. Nela, o Brasil conquistou o terceiro lugar no ranking geral e boas posições nas modalidades consideradas estratégicas para a indústria 4.0. A próxima edição, marcada para 2021, será na Índia.

Confira os estudantes do Brasil premiados

O desafio dos BRICS ocorreu entre 9 e 16 de novembro, focado nas future skills, e teve 18 modalidades: manufatura aditiva; engenharia de sistemas espaciais; internet das coisas; marketing digital; tecnologia quântica; time de manufatura integrada; segurança digital; aprendizagem em máquina e big data; soluções de software de tecnologia da informação para negócios; sistemas robóticos integrados; tecnologia de design industrial; desenvolvimento de aplicativos para celulares ou app; soldagem robótica; modelagem de informações da construção; gestão de ciclo de vida; indústria digital; operação de drones e robótica de serviços.

Ouro

- Juliana Souza - Additive manufacturing

- Gabriel Cinti - Robot Systems Integration

Prata

- Gabriel William de Paulo - Internet of things

- Weverthon Luiz Gimenes de Souza - Internet of things

- Lívia Denardi - Building Information Modeling (BIM)

Bronze

- Jhonathan Rocha - Robotic Welding

- Matheus Michilino - Robot Systems Integration

-Matheus Palha - Additive manufacturing

Medalha por excelência (acima de 700)

- Daniel Araújo - Building Information Modeling (BIM)

- Alessandro Santos - Industrial Design Technology

- Davi Medeiros Oliveira - Internet of things

- Marcos Vinicius Cardoso - Internet of things

Outras Notícias