Gerente da ONU apresenta plataforma de empoderamento das Mulheres para empresários em evento na FIEP

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 22 de novembro de 2018

Empresários, representantes do Sebrae, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, e da Federação das Indústrias participaram na noite desta quinta-feira, 22/11, no restaurante panorâmico da FIEP, em João Pessoa, de um encontro com a gerente da ONU Mulheres Adriana Carvalho, que apresentou uma plataforma sobre os Principios do Empoderamento das Mulheres conhecida como WEPS, ou "Principles of Women's Empowerment", em inglês.

"A plataforma de orientação, não visa fazer uma auditoria na empresa, não tem um pré requisito, não vai cobrar que a empresa atinja uma meta, daqui há dois ou três anos. Ela quer justamente que as empresas entendam que empoderar as mulheres é o certo a ser feito, mas é também uma questão boa para os negócios, afinal as mulheres hoje se formam mais que os homens nas Universidades, decidem mais de 2/3 de compras de muitos itens de produtos e serviços. E nas empresas que têm Times diversos inovam mais, então essa plataforma visa realmente conscientizar os empresários porque é importante falar do empoderamento da mulher no ambiente empresarial", explicou Adriana.

O encontro foi acompanhado pelo presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, pelo superintendente do Sebrae, Walter Aguiar, além de diretores da Federação. "Na FIEP, já tratamos essa temática do empoderamento das mulheres com muita atenção, pois os cargos de alta gestão da Federação hoje são ocupados, em sua grande maioria por mulheres", enfatizou Francisco Gadelha.

Durante o evento, o professor da UFPB, Ricardo Moreira, apresentou para os participantes estatísticas sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho, da violência envolvendo o público feminino, e ainda estudos que comprovam como a publicidade se apropria de forma equivocada da imagem da mulher. " Precisamos de uma publicidade livre de estereótipos de gênero e com conteúdo que melhor representa a empodera as mulheres , para com isso incentivar empresas a investirem em uma mudança rápida na maneira com as marcas são apresentadas em campanhas publicitárias" comentou o professor.

"Esse Encontro nasceu da ideia do professor Ricardo Moreira porque a Universidade Federal da Paraíba - UFPB, é parceira da ONU Mulheres, no Movimento ElesporElas, (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero. E Uma das atuações da ONU Mulheres é trabalhar com as empresas a questão do empreendedorismo. Então o professor Ricardo nos convidou para nos reunirmos com a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, e com o Sebrae para apresentarmos um pouco do trabalho que a ONU Mulheres desenvolve, como também para envolvermos empresas e empreendedores, homens e mulheres nessa necessidade de transformar o Mundo, em algo mais justo para homens e mulheres", disse Adriana.

Empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia são garantias para o efetivo fortalecimento das economias, o impulsionamento dos negócios, a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças, e para o desenvolvimento sustentável.

Ciente do papel das empresas para o crescimento das economias e para o desenvolvimento humano, a ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres.

Os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres são:

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;
2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

"Qualquer empresa pode usar nossa plataforma que é de autodiagnóstico, com 18 perguntas e um conjunto de 17 indicadores opcionais, para que as empresas possam entender onde estamos. Começamos esse trabalho em Curitiba, mas a ideia é percorrer todo o Brasil, já estivemos em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Belém do Pará, e hoje estamos aqui na Paraíba, com a certeza de que teremos a adesão das empresas paraibanas. A partir de dezembro liberaremos o acesso a plataforma, na versão em portugues", afirmou a gerente da ONU Mulheres.

As empresas interessadas em conhecer mais sobre a plataforma, bem como para receber a carta de adesão, devem encaminhar email para o endereço: [email protected] ou clique Aqui e acesse a Cartilha com os Princípios do Empoderamento da Mulher.