Representantes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) visitaram o Escritório Técnico de Estudo Econômicos do Nordeste (ETENE) para celebrar os 10 anos do Inova Talentos no Banco do Nordeste (BNB).
Estiveram presentes na reunião o gerente de ambiente do ETENE, Tibério Rômulo; o gerente executivo da Célula de Avaliação de Políticas e Programas, Airton Saboya; a coordenadora de Propriedade Intelectual, Negociação e Prospecção de Parcerias do CNPq, Luciana Gomes; a especialista em Desenvolvimento do IEL, Jakeline Postai; a analista de Inovação do IEL do Ceará, Rafaela Soares; além de bolsistas do Programa Inova Talentos acompanhados de seus respectivos tutores.
Jakeline Postai ressaltou os benefícios da integração entre indústrias e universidades. “Por meio dessa colaboração, conseguimos desenvolver a inovação, promover o capital intelectual e impulsionar o desenvolvimento dos pesquisadores. Proporcionamos a esses estudiosos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em pesquisas que beneficiam as empresas e o país como um todo”, disse.
Já o gerente Tibério Rômulo destacou a importância da recepção de pesquisadores externos (mestres e doutores) para introduzir novas metodologias e aperfeiçoar os processos e programas do BNB. “Nós trazemos pessoas que estão na fronteira do conhecimento e estão trabalhando metodologias inovadoras na academia. Esses pesquisadores se aprofundam em nossos processos, procuram aperfeiçoá-los e trazem resultados para o Banco que são absolutamente contundentes”, explicou.
“O Programa Inova Talentos do CNPq está alinhado à missão de formar e capacitar graduados, mestres e doutores, promovendo e intensificando a aproximação entre a academia e as empresas. O desenvolvimento do trabalho dos bolsistas aqui no BNB é um exemplo dessa aproximação”, afirmou a coordenadora do CNPq, Luciana Gomes.
Segundo Rafaela Soares, analista de Inovação do IEL/CE, a reunião entre as instituições possibilita maior aproximação e compartilhamento de resultados. “Com isso, podemos ver de perto a atuação dos bolsistas e o que eles estão dando de retorno para as empresas, no caso para o BNB”, pontuou.
Prêmio IEL de Talentos 2024
O IEL realizou, no dia 6 de novembro, em Fortaleza (CE), a etapa nacional do Prêmio IEL de Talentos 2024. O evento reconheceu e premiou bolsistas do programa Inova Talentos que se destacaram em práticas inovadoras de estágio e pesquisa.
A premiação foi dividida nas categorias “Estágio” e “Inova Talentos”, com cinco modalidades: Estagiário Inovador, Empresa Inovadora, Educação Inovadora, Projeto Inovador e Artigo Inovador.
A pesquisadora Renata Melo, bolsista do Programa Inova Talentos, conquistou o primeiro lugar na categoria “Artigo Inovador” com a pesquisa “Impacto do Agroamigo na qualidade de vida das famílias beneficiadas”. O estudo analisou os resultados e efeitos do programa de crédito sobre os beneficiários e a sociedade. “A pesquisa apresentou uma série de desafios, dentre os quais, trabalhar com a base de dados do CadÚnico, que é uma base imensa do Governo Federal, que reúne informações pessoais de todos os membros da família, como endereço, escolaridade, sexo, renda e trabalho”, compartilha Renata.
“Esse prêmio tem um significado especial, pois é um reflexo de todo o esforço, pesquisa e dedicação aplicados no artigo. Também representa um incentivo para continuarmos buscando soluções inovadoras e contribuindo com novas ideias em nosso campo de estudo”, ela reflete ao falar sobre a emoção de ter seu trabalho premiado.
Renata destacou que o Inova Talentos é uma excelente oportunidade para recém-doutores aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, permitindo a aquisição de experiências e habilidades valorizadas no mercado de trabalho. “No BNB, pude ampliar o entendimento sobre desenvolvimento regional e políticas públicas com profissionais experientes, num ambiente dinâmico e com interação entre pessoas de vários setores do banco”, afirma.
Airton Saboya destacou a importância do trabalho conjunto entre o pesquisador funcionário do ETENE e o bolsista do Inova, com o objetivo de coordenar estudos e pesquisas realizadas pelos bolsistas, incentivando-os a inovar e a apresentar os resultados de seus trabalhos para o público interno e externo, por meio de eventos e publicações, fortalecendo e divulgando as ações de desenvolvimento do Banco do Nordeste.