
A Revista da Indústria Brasileira acaba de se transformar em um anuário. A edição 2025 da Revista surge mais robusta, completa, em um exemplar histórico de 200 páginas que chega para ser o retrato mais detalhado do setor em 2025. A publicação centraliza os temas marcantes do ano, revelando ponto a ponto o protagonismo da indústria na defesa de reformas estruturais, no combate ao Custo Brasil e no avanço acelerado da agenda climática.
O anuário celebra a consolidação do setor como agente de transformação e desenvolvimento sustentável, dando mais espaço às Federações e detalhando as contribuições do SESI, SENAI e IEL na inovação, na educação e na formação profissional. Além disso, a edição comemora os 30 anos da Agenda Legislativa, reafirmando o compromisso da indústria com a modernização produtiva e o crescimento eficiente do país.
Um novo formato para assuntos de impacto
A transição de revista para anuário traz à publicação um formato mais profundo, transformando-a em uma ferramenta de consulta para empresários, formuladores de políticas e a sociedade em geral. A edição oferece detalhamentos analíticos que fazem a diferença na compreensão do cenário econômico e político. O novo formato também fortalece a representatividade do setor.
Custo Brasil e a defesa por um ambiente econômico previsível
O anuário dedica uma cobertura aprofundada ao Custo Brasil, considerado um dos grandes vilões da competitividade. A publicação detalha as ações e a estratégia da indústria para combater, por exemplo, as altas taxas de juros.
As tarifas impostas pelos Estados Unidos também ganham espaço, a partir dos esforços do setor para reverter a situação e as oportunidades abertas em novos mercados. O anuário conseguiu examinar como a CNI tem atuado para ampliar mercados, defender a produção nacional e fortalecer a presença brasileira nas cadeias globais de valor.
Sustentabilidade e a rota da indústria
A agenda climática é um dos pilares centrais desta edição, com foco em como foi a preparação e as ações do setor empresarial na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30).
A edição demonstra o protagonismo da indústria em importantes iniciativas de descarbonização, projetos de transição energética e o avanço da bioeconomia para alcançar as metas globais de sustentabilidade e a construção de uma economia de baixo carbono.
A força do Sistema Indústria
A publicação destaca ainda a contribuição fundamental de todas as casas do Sistema Indústria – SESI, SENAI e IEL – na construção do futuro do país. O foco é a formação profissional de qualidade, o estímulo à inovação tecnológica e a promoção da educação como motor de transformação social e econômica.
Mais do que um retrato dos desafios e conquistas de 2025, esta edição reafirma o compromisso da indústria com o desenvolvimento sustentável, a modernização produtiva e o crescimento sólido e contínuo do Brasil.
