Compartilhar

Oficina do PDA mostra como as “Ações de Influência” fortalecem o atuação Sindical

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 19 de setembro de 2019

Oficina é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo

Empresários de diversos segmentos industriais, executivos de sindicatos e representantes do Sistema Indústria da Paraíba acompanharam na tarde desta quinta-feira, 19/09, a oficina “Ação de Influência no Sistema Indústria” realizada na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande, através do Programa de Desenvolvimento Associativo, da Confederação Nacional da Indústria – CNI.

A programação foi aberta pelo presidente Interino da FIEP, Magno Rossi. “ Essa oficina tem um aspecto fundamental para nós que representamos o setor industrial, uma vez que que o consultor da CNI, vai discutir conosco estratégias e apresentar maneiras de como podemos enquanto empresários, e representantes dos sindicatos filiados a FIEP, influenciar a sociedade, e o setor produtivo como um todo em relação a importância do Sistema Indústria, de forma que consigamos aumentar, a base de empresas associadas e naturalmente a nossa arrecadação”, comentou.

A oficina foi conduzida pelo advogado, especialista em Gestão Empresarial e consultor da CNI, Amir Bem Kauss, que abordou sobre as ações de influências que precisam ser inseridas na rotina dos sindicatos. e comentou sobre os novos desafios e exigências de atuação das lideranças sindicais, com a pós Reforma Trabalhista.

“A ação de influência é uma das atuações mais importantes que uma entidade sindical tem que exercer, juntamente com a defesa de interesses. E hoje nós vamos fazer um trabalho com os representantes dos sindicatos, mostrando quais as melhores estratégias para desempenhar a ação de influência, nós vamos trabalhar também os desafios que são vinculados a ação de influencia, como é o caso da falta de estrutura, dificuldades de mobilização, recursos limitados, e também como alcançar ganhos mais proveitosos, a partir dessa ação”, explicou.

O consultor da CNI lembrou que a reforma trabalhista mexeu com a atuação dos sindicatos, e tornou a atuação ainda mais complexa, exigindo uma eficiência maior das lideranças sindicais. “Nesse momento pós reforma trabalhista, em que nós temos um desafio cada vez maior de atrair as empresas para dentro do nosso Sistema. Precisamos desempenhar iniciativas que sejam eficientes, e que possam ao mesmo tempo, mostrar às empresas, o quanto importante nós somos, o quanto importante é a estrutura do Sistema, e trabalhando o convencimento dessas empresas a fazerem parte cada vez mais da nossa estrutura, tanto daquelas que não nos conhecem, não fazem parte ainda do Sistema, como daquelas que já estão dentro. E as ações de defesa de interesse tem um papel fundamental nesse sentido, porque muito daquilo que é feito neste aspecto, tem um reflexo grande na atividade das empresas”, afirmou Amir Ben.

Durante a programação, ele apresentou os elementos fundamentais para as ações de influência, como o planejamento das ações, as ferramentas de apoio, as informações setoriais, as entidades de interesse, a equipe sindical, as parcerias e a identificação das demandas.

“É importante fazer com que as iniciativas desenvolvidas pelos sindicatos sejam cada vez mais assertivas, eficientes, e que possam trazer resultados mais fortes. Isso se potencializou muito mais agora, no pós reforma trabalhista porque nosso desafio fica cada vez maior, e as exigências das empresas em igual tamanho, por isso a nossa responsabilidade aumenta, e trabalhar de forma bem feita as ações de defesa de interesses é uma premissa que o sindicato precisa conduzir realizando um trabalho focado na eficiência de resultados”, disse.

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para aprimorar a atuação dos sindicatos e fortalecer seu vínculo com as indústrias, as federações estaduais e a CNI. Informações adicionais sobre o evento podem ser obtidas através dos telefones (83) 2101-5322 e 2101-5476.

Colaboração/texto: Renata Duarte.

Outras Notícias