Presidente da FIEP se reúne com representantes dos Sindicatos Portuários

Por Sueli de Sá - Campina Grande/PB - Publicado 20 de agosto de 2007

Na tarde da última sexta-feira, dia 17, o presidente da FIEP, Francisco de Assis Gadelha, recebeu em

Em busca do desenvolvimento
Na tarde da última sexta-feira, dia 17, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Francisco de Assis Gadelha, recebeu em seu gabinete uma comitiva liderada pelo presidente da Intersindical dos cinco sindicatos portuários do Estado da Paraíba. A comitiva estava formada por representantes dos sindicatos, o deputado Guilherme Almeida e o vereador de Cabedelo, Fábio Araújo.

A pauta da reunião foi a atual situação do Porto de Cabedelo que, segundo Ricardo Tabosa, presidente da Intersindical, enfrenta sérios problemas como a falta de demanda e a ausência de investimentos no porto na parte logística e de infra-estrutura. Mas, apesar disso, os representantes sindicais contestam a versão de que o Porto de Cabedelo tenha limitações com relação à dragagem e lamentam que cerca de 90% das exportações estejam sendo feitas por outros portos da Região Nordeste, localizados nos Estados de Pernambuco, Rio Grande e Alagoas. Eles argumentam que o único porto da Paraíba dispõe de uma excelente condição geográfica e é multi-modal.

Presidente do Sindicato
No encontro com o presidente da FIEP, Francisco de Assis Gadelha, a comitiva pediu o apoio da instituição ao Movimento Suprapartidário em Defesa do Porto de Cabedelo. Na ocasião, Francisco Gadelha, apontou dois caminhos para a dinamização do Porto de Cabedelo. São propostas que poderão solucionar os problemas enfrentados pelo porto atualmente. Segundo Buega Gadelha, uma das soluções seria aumentar a demanda de cargas que justifique um maior fluxo de navios no Porto de Cabedelo e vice-versa. A segunda sugestão foi a de investir no Porto de Cabedelo como um “porto especifico”, ou seja, um porto pesqueiro, turístico para exportação de frutas.

Buega Gadelha falou da importância da união de todos os setores da sociedade civil em prol do desenvolvimento do Estado. No tocante ao Porto de Cabedelo, ele destacou que, esta é uma questão de interesse tanto da classe empresarial como também dos trabalhadores das indústrias.

Durante a reunião, o presidente da FIEP também demonstrou preocupação com relação ao problema e declarou apoio ao Movimento Suprapartidário em Defesa do Porto de Cabedelo, se comprometendo de contratar um consultor para fazer agregação de cargas no Estado e a consecução de linhas de cabotagem para exportação e importação.

No próximo dia 29 de agosto, acontecerá na Assembléia Legislativa em João Pessoa, uma audiência pública onde o assunto será debatido mais uma vez, com a presença de representantes de vários representantes da sociedade civil e de instituições a exemplo da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba.