
Nesta quinta-feira (27), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e da Jornada COP+, Alex Carvalho, recebeu o presidente da Sustainable Business COP 30 (SB COP), Ricardo Mussa. Carvalho apresentou o projeto da Jornada COP+, movimento coletivo pela transição justa e desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira realizado pela FIEPA.
A Jornada COP+ e a SB COP, de realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), têm como propósito uma nova agenda climática para a indústria que esteja comprometida com a transição para uma economia de baixo carbono. De acordo com o presidente da Jornada, os movimentos são complementares e caminham juntos.
“Há uma necessidade de convergência de esforços na agenda climática, a indústria é um componente que tem como ajudar muito nessa questão e está cada vez mais se entendendo capaz e comprometida com a agenda ambiental. Essa complementaridade da SB COP com a Jornada COP+ tem nos colocado como um elo de agregação de conhecimento local e potencializador do projeto da CNI”, destacou Alex Carvalho, que também integra a equipe de engajamento da SB COP.
Lançada pela CNI, a SB COP quer construir um grupo de representatividade internacional nos moldes do que já existe no âmbito do G20 e do Brics, com papel estruturado e influente do setor privado nas negociações climáticas globais, a partir da COP 30.
“A conexão da SB COP com a COP+ reflete um legado para o que vai ficar no país e para a região amazônica. Temos muitos pontos de intersecção entre a Jornada, então vai ser um trabalho conjunto e a missão da SB COP vai ajudar a deixar um legado aqui que a COP+ vai levar adiante”, afirmou Ricardo Mussa.

Os presidentes também visitaram as obras do casarão histórico, no centro de Belém, que será um dos espaços destinados à programação da indústria durante a COP 30, e do Parque da Cidade, que receberá a programação oficial da conferência, em novembro. Com mais de 552 mil m2, a área que abrigava um antigo aeroclube está com 70% das obras concluídas.
"O espaço é maravilhoso, grande e está muito bem encaminhado. Eu fiquei bem animado aqui, ansioso para voltar em novembro e para ver tudo pronto”, destacou o presidente da SB COP.
A SB COP e a Jornada COP+ abordam questões como transição energética, economia circular, bioeconomia, transição justa, financiamento climático e atração de investimentos. A Jornada COP+ tem o apoio da CNI, da Ação Pró-Amazônia, SESI, SENAI, IEL e Instituto Amazônia+21. O projeto tem como patrocinadora master a mineradora Vale.