Compartilhar

CNI

Presidente da SB COP visita Belém e estreita parceria com a Jornada COP+

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 28 de março de 2025

O objetivo foi o fortalecimento das parcerias para a transição climática e o desenvolvimento sustentável da Amazônia, com foco na COP 30


Encontro entre líderes da SB COP e Jornada COP+ em visita a Belém para fortalecer parcerias pela sustentabilidade

Nesta quinta-feira (27), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e da Jornada COP+, Alex Carvalho, recebeu o presidente da Sustainable Business COP 30 (SB COP), Ricardo Mussa. Carvalho apresentou o projeto da Jornada COP+, movimento coletivo pela transição justa e desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira realizado pela FIEPA.  

A Jornada COP+ e a SB COP, de realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), têm como propósito uma nova agenda climática para a indústria que esteja comprometida com a transição para uma economia de baixo carbono. De acordo com o presidente da Jornada, os movimentos são complementares e caminham juntos.

“Há uma necessidade de convergência de esforços na agenda climática, a indústria é um componente que tem como ajudar muito nessa questão e está cada vez mais se entendendo capaz e comprometida com a agenda ambiental. Essa complementaridade da SB COP com a Jornada COP+ tem nos colocado como um elo de agregação de conhecimento local e potencializador do projeto da CNI”, destacou Alex Carvalho, que também integra a equipe de engajamento da SB COP. 

Lançada pela CNI, a SB COP quer construir um grupo de representatividade internacional nos moldes do que já existe no âmbito do G20 e do Brics, com papel estruturado e influente do setor privado nas negociações climáticas globais, a partir da COP 30.

“A conexão da SB COP com a COP+ reflete um legado para o que vai ficar no país e para a região amazônica. Temos muitos pontos de intersecção entre a Jornada, então vai ser um trabalho conjunto e a missão da SB COP vai ajudar a deixar um legado aqui que a COP+ vai levar adiante”, afirmou Ricardo Mussa.  

Alex Carvalho e Ricardo Mussa durante visita ao casarão histórico no centro de Belém, que será um dos espaços da programação da indústria na COP 30

Os presidentes também visitaram as obras do casarão histórico, no centro de Belém, que será um dos espaços destinados à programação da indústria durante a COP 30, e do Parque da Cidade, que receberá a programação oficial da conferência, em novembro. Com mais de 552 mil m2, a área que abrigava um antigo aeroclube está com 70% das obras concluídas.


"O espaço é maravilhoso, grande e está muito bem encaminhado. Eu fiquei bem animado aqui, ansioso para voltar em novembro e para ver tudo pronto”, destacou o presidente da SB COP.  


A SB COP e a Jornada COP+ abordam questões como transição energética, economia circular, bioeconomia, transição justa, financiamento climático e atração de investimentos. A Jornada COP+ tem o apoio da CNI, da Ação Pró-Amazônia, SESI, SENAI, IEL e Instituto Amazônia+21. O projeto tem como patrocinadora master a mineradora Vale.

Outras Notícias


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.