Entre os dias 6 e 8 de dezembro, o Centro SESI de Formação em Educação, sediado em Brasília, realizou a formação dos coordenadores pedagógicos dos núcleos de formação docente e mentoria de 24 regionais. Por meio de atividades e oficinas, a construção dos núcleos tem por objetivo criar uma rede de professores multiplicadores que vão assumir o papel de mentores nos departamentos regionais do Serviço Social da Indústria (SESI).
SESI investe em centro para formação continuada de professores
A formação é o pontapé inicial para contribuir no desenvolvimento de habilidades, competências e no compartilhamento de conhecimentos e aprendizagens docentes, além de apoiar na implementação de metodologias inovadoras do SESI, como o Sistema SESI de Educação (SSE), o Novo Ensino Médio, Nova EJA, entre outras políticas educacionais que já são realidade nas escolas da rede.
Para Suzana da Silva, coordenadora da educação infantil do SESI Imperatriz, Maranhão, a formação foi fundamental para que os professores passem a ter mais autonomia e propriedade ao utilizar as ferramentas e recursos das escolas SESI.
“Estamos conseguindo entender, na prática, como utilizar as ferramentas disponíveis e qual a importância e funcionalidade de cada uma delas. Ganhamos uma visibilidade maior, a partir do momento em que pais e familiares também vão ter conhecimento do que a escola proporciona, quais os meios, ferramentas e tecnologia”, explica a coordenadora.
O que isso significa na prática?
O núcleo de formação docente e mentoria tem a função de aproximar os professores do material didático e demais recursos pedagógicos disponibilizados na rede SESI. Ao longo dos três dias, os coordenadores e representantes dos estados ficaram imersos em oficinas, organizadas de acordo com as etapas de ensino. Eles também tiveram a oportunidade de discutir e aprender mais sobre os materiais didáticos e as possibilidades de atuação docente.
“Essa aproximação e empoderamento dos professores e coordenadores que utilizam o material didático e outros recursos que temos, vai alcançar diretamente o dia a dia dos nossos alunos. Esse é um movimento que há muitos anos vem sendo pensado no departamento nacional, que é fazer com que os nossos educadores tenham autonomia para usar o nosso material didático”, pontua André Alcântara, Analista Educacional do Centro SESI de Formação em Educaçoã/DN.
Além da troca de conhecimento e experiências, os núcleos vão facilitar o trabalho em sala de aula e possibilitar que todas as escolas tenham uma mesma linguagem e metodologia. Esse alinhamento, junto à formação continuada de docentes e gestores, é parte relevante do sistema estruturado de ensino do SESI, maior rede privada de escolas do país.