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Semana da Indústria 2019 tem Show de Robótica e debates sobre o Novo Ensino Médio

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 14 de agosto de 2019

Arena

Nesta quarta-feira, 14/08, os alunos da equipe de Robótica, Robossauros da Escola José de Paiva Gadelha, do SESI, em Sousa, Legonautas da Escola Corálio Soares de Oliveira, do SESI na cidade de Bayeux e os Destemidos da Escola João Rique Ferreira, do SESI de Campina Grande participarão da Programação da Semana da Indústria, apresentando a partir das 19h, um show de Robótica.

A abertura será com uma encenação sobre o encontro do homem com a máquina, em seguida haverá uma demonstração de uma competição internacional de Robótica FTC, e de outra da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR. Encerrando a participação, a equipe de Robótica vai realizar um Desafio da Indústria com a Robótica.

Desde 2014, o SESI utiliza o Modelo de Educação Tecnológica Lego Robótica em suas Escolas na Paraíba. A metodologia é aplicada de forma contextualizada em diversas disciplinas pelos próprios professores no horário oposto ao das aulas do Programa EBEP (Educação Básica articulada com a Educação Profissional), e consiste em quatro passos: Aprender Fazendo, Aprender a Ser, Aprender a Pensar e Aprender a Conviver.

Novo Ensino Médio e Metodologia STEAM

Na programação de hoje a tarde da Semana da Indústria, a Consultora da editora da Somos, Luciana Guimarães proferiu uma palestra para s participantes do evento sobre o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Em seguida, as diretoras das Escolas SESI de Campina Grande e Sousa, Marília Pontes. Marta Soraya e Michele Justino participaram de uma mesa redonda, onde debateram na prática como funciona a Metodologia STEAM , considerada uma metodologia integrada e baseada em projetos, que tem o objetivo de formar pessoas com diversos conhecimentos, desenvolver valores juntamente com os conteúdos abordados e preparar alunos e cidadãos para os desafios do futuro.

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