Sistema Indústria da Paraíba apóia BIETEC em Campina

Por Valter Barbosa com CODECOM - Publicado 17 de outubro de 2007

Os temas de maior relevância do mundo científico na atualidade serão discutidos em Campina Grande durante a BIETEC e BIETEC Jovem – Bienal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Feira e Congresso) que acontecem entre os dias 15 e 18 de novembro. A iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, através da Coordenação de Meio Ambiente e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), conta com o apoio do Sistema Indústria da Paraíba FIEP/SESI/SENAI/IEL.

Apresentando o tema central “Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável” a BIETEC e BITEC Jovem contam, ainda, com a parceria da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O evento, com proposta bienal, vem preencher a lacuna deixada, desde o ano de 2002, pela Feira de Tecnologia de Campina Grande (FETEC) adaptando-se ao cenário atual dos principais temas de discussão do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo principal da BIETEC é difundir, debater, expor e popularizar as novas tecnologias nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, a exemplo da Tv Digital, Nanotecnologia, TIB’s, Biotecnologia e Transgênicos, Desenvolvimento Sustentável, Tecnologias Sociais, Casa Ecoeficiente, Programa BITEC, entre outras.

O tema central da BIETEC será dividido em dois subtemas: Tecnologias de Ponta e Desenvolvimento Sustentável, cada um composto de cinco palestras. A BIETEC contará também com uma mostra de produtos e processos de empresas e instituições de P&D previamente convidadas, com um número que oscilará entre 50 e 60 expositores e com uma mostra de painéis sobre produtos e processos em desenvolvimento nas universidades, institutos de P&D e escolas técnicas da região.

O evento também terá uma versão jovem, a exemplo do que acontecia no passado em relação à FETEC. Para tanto, estarão participando deste evento escolas municipais, estaduais e particulares. A BIETEC Jovem terá projetos apresentados por estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e Privada do Compartimento da Borborema em Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia e suas Aplicações.

O Sistema Indústria da Paraíba - FIEP/SESI/SENAI/IEL, além de apoiar o evento, participará da BIETEC expondo exemplos de ações tecnológicas, divulgando conceitos e práticas
em um stand de 100 m2.