Superávit primário de janeiro é o maior desde 1997

Por Pequenas Empresas & Grandes Negócios - Publicado 28 de fevereiro de 2007

O superávit primário do Governo Central (União, Previdência Social e Banco Central) em janeiro deste ano, de 11,7 bilhões de reais, é o maior para este mês da série histórica, que tem início em 1997.

Segundo o secretário do Tesouro Nacional, Tarcísio Godoy, "Nunca houve um desempenho tão bom das empresas em dezembro que permitisse uma arrecadação destas em janeiro".

O secretário creditou o bom resultado ao aumento da arrecadação federal. Contra janeiro de 2006, quando o superávit primário somou 4 bilhões de reais, houve um aumento de 7,7 bilhões de reais. Deste valor total, disse ele, 5,4 bilhões de reais referem-se a uma arrecadação maior dos tributos federais, enquanto outros 1,3 bilhão de reais são relativos ao melhor desempenho da arrecadação da Previdência Social. Além disso, outro R$ 1 bilhão de reais se deve a despesas menores.

O superávit primário de janeiro, na proporção com o PIB, ficou bem acima da meta do Governo Central. No mês passado, o esforço fiscal somou 6,68% do PIB, sendo que a meta é de 2,35% do PIB. Entretanto, com a permissão para abater até 0,50% do PIB do projeto piloto de investimentos, ela pode ficar em 1,85% do PIB. Em fevereiro, porém, o resultado deve ficar bem abaixo do registrado no primeiro mês de 2007, disse Godoy. "Vamos ter um resultado muito mais modesto em fevereiro, porque haverá um pagamento maior de precatórios e uma menor quantidade de dias úteis", explicou.

O bom desempenho da arrecadação neste início de ano, porém, deve proporcionar, segundo o secretário do Tesouro Nacional, uma melhor programação para os gastos públicos. "Começando o ano com uma arrecadação mais forte, isso nos permite uma melhor programação de despesas. Com isso, não precisaremos postergar muitos pagamentos", explicou Godoy.

Fotos: www.iadb.org
          mx.geocities.com