Videoconferência da CNI apresenta edital de subvenção para empresas inovadoras

Por Agência CNI - Publicado 12 de setembro de 2007

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizará hoje, 13 de setembro, às 17h, uma videoconferência para apresentar aos empresários o edital da Financiadora de Estudos e Projetos Finep, que destina R$ 450 milhões à subvenção econômica de empresas inovadoras. A videoconferência será transmitida para as 27 federações de indústria do país, e terá a participação do diretor do diretor da Finep, Eduardo Costa, do diretor de Operações da CNI, Rafael Lucchesi, e do superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Carlos Cavalcante.

Esse é o segundo edital da Finep para subvenção econômica a projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores em áreas prioritárias da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior, do governo federal. Os financiamentos são não-reembolsáveis, ou seja, as empresas que se qualificarem não terão que devolver os recursos.

O edital contempla empreendimentos nas áreas de tecnologias da informação, comunicação e nanotecnologia; biodiversidade, biotecnologia e saúde; inovações em programas estratégicos; biocombustíveis e energia; e desenvolvimento social.

Os novos recursos para inovação foram apresentados pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, ao presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, na semana passada. Na avaliação da CNI, a ampliação dos investimentos em inovação são fundamentais para garantir a expansão da produção nas empresas e o crescimento da economia.

O formulário para apresentação das propostas candidatas aos recursos da Finep estará disponível desde 7 de setembro no site www.finep.gov.br. As propostas preliminares, com um resumo do projeto, devem ser entregues até 24 de setembro. Todas as empresas pré-qualificadas nessa fase terão até 22 de outubro para apresentar o projeto final. A lista com os projetos contemplados será divulgada no dia 14 de novembro.

Para garantir a abrangência nacional do projeto, 30% dos recursos serão destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, no mínimo 40% dos recursos irão para micros e pequenas empresas. No ano passado, a Finep destinou R$ 480 milhões ao Programa de Subvenção Econômica.

Lançado em setembro de 2006, o Programa de Subvenção Econômica concede recursos públicos de natureza não-reembolsável para empresas públicas ou privadas que desenvolvam projetos de inovação estratégicos para o país. Essa modalidade só foi possível no Brasil a partir da aprovação e regulamentação da Lei da Inovação, a Lei 10.903/04.

Leia as propostas da CNI para acelerar o desenvolvimento tecnológico do Brasil. O documento foi produzido no 2º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, realizado de 23 a 25 de abril em São Paulo.