‘A internet é a rua mais movimentada do mundo’: como usar ferramentas online para superar a crise e alavancar as vendas?

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 04 de maio de 2020

O conhecimento sobre Marketing Digital se tornou imprescindível

As vendas pela internet estão cada vez mais fáceis, principalmente depois da criação de diversas ferramentas e redes sociais capazes de aproximar as empresas dos clientes. Mas, ainda assim, para alguns empreendimentos, ingressar nesse novo mercado pode não ser uma tarefa tão fácil. Com isso, o conhecimento sobre Marketing Digital se torna imprescindível para quem quer usar a internet a seu favor.

A empresária Priscila Oliveira, que há 10 anos atua no segmento de tecnologia com sua loja em Campina Grande, soube criar uma imagem do seu negócio na internet, usando estratégias e a linguagem das redes sociais para conseguir clientes e seguidores. Além de empreendedora, ela utiliza seu perfil no Instagram para dar dicas e ajudar outros empreendedores que queiram se reinventar e ingressar nessa nova estrutura de negócio.

O panorama de comércio pelo qual estamos vivendo em tempos de pandemia, se torna um obstáculo a mais para empreendedores. Porém, alguns empresários que já utilizavam ferramentas digitais para alavancar seus negócios, dizem o contrário, o mercado físico pode estar parado, mas a internet pode ser uma saída, basta ter uma visão das possibilidades que ela oferece.

“Eu acredito que toda crise vem grudada com oportunidades, mas cada empreendedor e cada empresa tem que sentar e estudar um pouquinho o seu negócio e visualizar oportunidades para que a crise não afete 100%”, para ela, momentos como estes, exigem do empresário uma maior criatividade e visão de oportunidades para que se possa extrair, não só aprendizado para o mercado, mas também uma nova possibilidade de negócio. Empresas que ainda não se atentaram para isso, essa é a hora. “Esse atual cenário é uma oportunidade gigantesca para quem quer começar um novo negócio online e utilizar as ferramentas como o WhatsApp e Instagram, que são ferramentas poderosíssimas. É claro que tem vários diferenciais para você conseguir vender, não é só dizer ‘ah tô aqui no Instagram, montei o meu perfil, montei o meu negócio e agora eu vou cruzar os braços e esperar que as pessoas falem comigo no Direct ou me chame no número do Instagram que eu coloquei o link na bio’, não é isso. Tem que ter trabalho sim, porque o resultado só vem quando realmente a gente tem trabalho”, afirmou Priscila. .

Além de estar na internet, as empresas precisam conquistar espaço e fidelizar seus seguidores e clientes. Para isso é essencial saber utilizar as ferramentas disponíveis, criar estratégias e diferenciais do negócio para cativar os clientes e fazer com que eles escolham a sua loja e não a outra, afinal de contas, os produtos e os preços são os mesmos, o que vai diferenciar serão as suas estratégias.

Para Priscila Oliveira, um dos principais métodos para conquistar um cliente, mesmo online, é o atendimento. “Se o cliente pede foto de um modelo de capinha, a gente manda todos os modelos que nós temos, a gente faz vídeo para o cliente conseguir visualizar aquela capinha, como se ele estivesse tocando na capa, mostrando cada detalhe do mesmo jeito, a gente manda um vídeo testando o produto. Então são coisas que para muitas empresas soa como muito trabalho, mas a gente só tem sucesso quando tem trabalho e só tem resultado quem faz. Você precisa fazer com o que tem hoje, se você tem um celular você tem uma ferramenta gigantesca para conseguir vender pelo WhatsApp e pelo Instagram”, explicou.

A acomodação é o inimigo número um de qualquer empreendimento, principalmente os que utilizam a internet como método de vendas. Qualquer segmento pode ingressar nesse modelo de comércio, mas, primeiramente, precisa ter foco e determinação, criar plano de negócios e pesquisar como outras empresas do mesmo segmento estão se comportando. Para Priscila Oliveira, “basta sentar, estudar e criar uma forma própria” e que uma empresa “tem que estar no mercado para resolver um problema do cliente de uma forma diferenciada e personalizada”. “Faça com que você tem hoje, se você só tem uma caneta e um papel, escreva. Quanto mais você ficar colocando empecilhos, pior vai ser”, complementou ela.

A internet se transformou em um universo de conteúdos, as pessoas entrar nas redes sociais em busca de conteúdo e isso pode ser usado a favor das empresas, já que, além de vender, os empreendimentos também podem usar essas ferramentas disponíveis para criar coisas que se relacionem com o negócio e isso pode ajudar a fidelizar os clientes e seguidores. Muitas vezes as pessoas não entram em perfis de lojas e empresas já intencionadas a comprar e por isso, ter um atrativo além dos produtos, é uma estratégia genial para quem quer cativar. Para Priscila, criar conteúdo “é a grande sacada de uma rede social”.

Saber utilizar as ferramentas disponíveis e criar estratégias para chamar atenção dos clientes é essencial no processo de vendas online. A oportunidade, apesar de uma crise, existe, basta querer, ter determinação, pesquisar, criar estratégias e buscar o melhor para o seu cliente, e assim cativá-lo. O importante é saber aproveitar, de uma forma positiva, momentos difíceis como este, de uma forma que, além de aprendizado, possa trazer também bons frutos. Para Priscila, “A internet é a rua mais movimentada do mundo, eu costumo dizer. Então se o seu negócio não está nela, é como se realmente não existisse, e quem já estava no online há mais tempo, antes dessa situação, com certeza ganhou muitos pontos e saiu na frente de outros empreendedores. E vai permanecer vivo aquele empreendedor que lutar pelo seu negócio até o fim”, concluiu.

Texto/Colaboração: Igor Batista