Aberto Edital da FINEP para Subvenção a Inovação

Por Fonte Texto - CNI - Publicado 14 de setembro de 2007

Brasília - O edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que destina R$ 450 milhões a fundo perdido para as empresas brasileiras investirem em inovação, é um  passo importante para promover o desenvolvimento tecnológico do Brasil. A afirmação foi feita nesta quinta-feira, 13 de setembro, pelo superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Carlos Cavalcante.

Segundo ele, a estratégia da subvenção, em que o governo divide com a empresa o risco de desenvolver um produto, um processo ou um serviço inovador, é usada nos países desenvolvidos. No Brasil, o mecanismo da subvenção foi lançado em setembro do no ano passado.

“A subvenção era uma das reivindicações da indústria para promover a inovação nas empresas”, lembrou Cavalcante. Ele sugeriu a ampliação dos prazos dos editais. Neste ano, o prazo para apresentação das propostas preliminares começou  no dia 7 e terminará em 24 de setembro. “O prazo desse edital é curto”,  disse Cavalcante.

O superintendente do IEL coordenou a videoconferência promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em  que o diretor de Inovação da Finep, Eduardo Costa, apresentou aos representantes das federações de indústrias, o edital de subvenção econômica. Costa explicou que 200 analistas avaliarão as propostas que serão apresentadas pelas empresas nessa primeira fase.

O diretor da Finep destacou que o edital privilegia o desenvolvimento regional e contempla  micros e pequenas empresas.  De acordo com as regras, 30% dos R$ 450 milhões serão destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 40% dos recursos irão para micros e pequenas empresas.

O diretor de Operações da CNI, Rafael Lucchesi, destacou que a inovação é um dos pilares do crescimento econômico identificados no Mapa Estratégico da Indústria 2007-2015. Portanto,  as subvenções do governo ao desenvolvimento tecnológico das empresas são importantes para a indústria e o país.

Também participou da videoconferência o gerente-executivo da Unidade de Competitividade Industrial da CNI, Maurício Mendonça. Nos estados, o evento teve a presença de representantes do IEL, do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (SENAI) e das federações de indústrias.

Confira o edital de subvenção econômica à inovação da Finep, através do www.finep.gov.br