Atuação do IEL - PB na área de Estágio é apresentada no III Fórum de Recursos Humanos da UFPB

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 17 de julho de 2019

Euler apresentou também os Programas Inova Talentos e Inova Tec

O superintendente do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, núcleo regional da Paraíba, Euler Sales participou nesta quarta-feira, 17/07 de uma Mesa Redonda sobre “O papel do estágio na formação profissional”, durante o III Fórum de Recursos Humanos da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

Na ocasião, Euler Sales abordou sobre a importância do estágio no começo da carreira profissional para uma plateia de estudantes do curso de Administração. E apresentou ainda o Programa de Estágio do IEL, que contempla o recrutamento, a seleção, o encaminhamento, a formalização dos estudantes nos programas de estágios, a elaboração do termo de Compromisso de Estágio, a Inserção do estagiário na apólice de seguro em caso de morte, invalidez e acidentes pessoais, que a Lei exige, e toda a parte de gestão e de acompanhamento, além de  relatórios semestrais, a assiduidade do estudante na instituição de ensino.

“O estágio é um bom negócio para todas as partes envolvidas no processo, para a empresa que tem a oportunidade de no prazo de dois anos formar, moldar, e treinar os jovens talentos para que no futuro possam compor o seu quadro funcional. Para a Instituição de Ensino, que vivencia a troca de informações entre o meio acadêmico e as organizações que concedem bolsas de estágio para o estudante. Para o próprio estudante, é uma oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento teórico que vivencia em sala de aula, e através do Programa Inova Talentos e Inova Tec ele pode ir além porque ambos os programas possibilitam o desenvolvimento de projetos de inovação dentro da própria empresa onde ele está realizando o estágio. O IEL também é beneficiado porque cumprimos com a nossa missão que é cada vez mais inserir o jovem no mercado de trabalho, através do Programa de Estágio, e consequentemente desenvolver a carreira desses talentos aqui em nosso Estado”, explicou o superintende do IEL – PB, Euler Sales.

Euler apresentou também os Programas Inova Talentos e Inova Tec. O INOVA Talentos é um programa que visa ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro. Estimular a indústria a manter-se competitiva, diversificada e inovadora é o caminho para o desenvolvimento sustentado do país. Já o Programa INOVA Tec é a porta de entrada para promover a melhoria contínua da produtividade das empresas por meio da participação de estudantes de graduação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação – PD&I, de interesse do setor empresarial, em parceria com instituições de ensino superior.

E passou dicas de como os estudantes devem se comportar num processo seletivo, e no ambiente corporativo após a contratação, e ainda orientações sobre a qualificação oferecida através dos serviços de capacitação empresarial do IEL e que ampliam as chances de ingresso deles no mercado de trabalho.

O fórum é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (CCSA/UFPB) e do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento (NAC).

Outras informações sobre os serviços oferecidos pelo IEL Paraíba podem ser obtidas em João pessoa, na Rua Rodrigues Chaves, 90, no Centro, ou pelos telefones: (83) 3241-6003/6570. Já em Campina Grande, na Rua Professor Carlos Francisco Medeiros de Almeida, nº 21, bairro Bela Vista, ou pelo telefone: (83) 2101-5300.