Comitiva do Ministério da Ciência e Tecnologia visita empresas e CITI em Campina Grande

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 07 de março de 2007

A comitiva liderada pelo Assessor Técnico da Coordenação Geral de Inovação Tecnológica Ações - SETEC/MCT, Frederico Turra, esteve hoje em Campina Grande para visitar empresas que participam do Projeto Extensionismo Tecnológico desenvolvido em parceria com os Departamentos Regionais do SENAI.

De acordo com Frederico Turra, Campina Grande foi identificada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia como um pólo Industrial e um Centro de Referência, e ele afirma que o projeto trará benefícios para as empresas. " Programas como o de Extensionismo Tecnológico vem a ajudar e a contribuir com a melhoria competitiva da empresa, e esperamos que os resultados apareçam de imediato, temos pespectiva de ampliar esse projeto para outros estados do Nordeste, e Campina vai condernar essa ação na região. Esperamos que realmente as empresa melhorem competitivamente, e com isso tendam a ganhar mercado e melhorar seus processos e produtos", afirmou o Assessor.

Em Campina Grande, a comitivida visitou as empresas Laboremos e INSIEL, e conheceu ainda o Centro de Inovação e Tecnologia Industrial do SENAI, onde foi recepcionada pelo Presidente da FIEP, Francisco Buega Gadelha e a Diretora Regional do SENAI, Gricélia Pinheiro.

Extensionismo Tecnológico – Na Paraíba, cerca de 20 micro e pequenas empresas do setor de bens de capital instaladas em Campina Grande e João Pessoa estão sendo atendidas pelo Projeto Extensionismo Tecnológico. A proposta principal do projeto prevê o desenvolvimento da inovação tecnológica nessas empresas, a partir de um diagnóstico e aplicação de três metodologias distintas focadas na resolução de problemas, gestão de projetos e comunicação e fluxo de informações.

O sucesso das ações do projeto resulta em importantes impactos tecnológico, econômico, social e ambiental. Em termos de economia, a implantação do projeto na empresa poderá contribuir, por exemplo, para o controle do desperdício e, consequentemente, para a redução dos custos e preços dos produtos e serviços ofertados pela empresa. Outras informações pelo telefone () 3331-0290.