Conheça o Curso de Editor Gráfico do SENAI

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 04 de julho de 2008

O Curso de Editor Gráfico é voltado para quem pretende trabalhar com imagens gráficas, na criação de logomarcas, outdoors, cartazes, banners, adesivos, folders, panfletos, faixas, folhetos, ilustrações, animações, montagens e outros meios que utilizem recursos gráficos. O Editor Gráfico trabalha com planejamento técnico voltado para a elaboração de projetos visuais, publicações eletrônicas ou impressas, criação, edição de imagens e layout.

O Centro de Educação Profissional Prof. Stênio Lopes oferece o curso de Editor Gráfico onde é repassado para o aluno todo o conteúdo necessário para capacitá-lo a desenvolver trabalhos de montagem, edição e manipulação de imagens, aplicando as técnicas de manipulação de imagens visuais e utilizando os softwares Corel Draw, Photoshop e Pagemaker.

Para participar do curso o aluno precisa ter conhecimentos básicos na área de informática, gostar de lidar com desenhos e cores. Ter curiosidade e criatividade para criar e inovar na área de trabalho com imagens.

As aulas são divididas em teoria e prática, e os alunos aprendem a utilizar cada ferramenta dos aplicativos. Os professores qualificados e capacitados estão sempre atualizados nos novos conceitos de edição gráfica que surgem na informatização. O material didático utilizado é exclusivo e autorizado pela empresa Adobe. No fim de cada assunto, os alunos devem entregar um projeto gráfico, ou seja, eles passam por uma avaliação simulando o real, como se já estivessem trabalhando em uma empresa.

O mercado de trabalho para o Editor Gráfico é amplo. Por ser um curso moderno e atual, muitas empresas estão à procura de profissionais da área para prestar serviços em gráficas, revistas, sites ou jornais.

O curso tem carga horária de 80 horas e duração de dois meses, e é ministrado de segunda a sexta. Nos turno da manha, das 7h às 9h e das 9h às 11h; à tarde, das 13h às 15h e das 15h às 17h e no turno da noite das 19h às 22h.

Ao concluir o curso, os estudantes estarão aptos a determinar para cada peça gráfica o mais adequado sistema de impressão e de cor, formato de arquivo, tipo de papel, recorte e software a serem utilizados; montar, editar e manipular imagens; aplicar técnicas de diagramação e programação visual, produzir publicações e criar projetos gráficos bem elaborados, para atender as necessidades do mercado de trabalho atual.

Outras informações podem ser obtidas no Centro de Educação Profissional Prof. Stênio Lopes, que fica localizado na Avenida Pedro II, 788, no Bairro da Prata, ou pelo telefone: () 3341 – 3344.

Colaboração/Texto: Gérson Freitas e Aline Souza.