Coordenador do Prêmio FINEP faz divulgação na Paraíba

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 18 de julho de 2008

Um instrumento criado para identificar, divulgar e premiar esforços inovadores desenvolvidos e aplicados no país, por empresas e instituições de ciência e tecnologia. Esta é a proposta do Prêmio FINEP, cuja versão 2008 está sendo promovida e divulgada na Paraíba com o apoio da FIEP e do IEL/PB.

O Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica também busca elevar o potencial competitivo, de instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos, como forma de encontrar soluções de impacto positivo na qualidade de vida da sociedade brasileira.

O Instituto Euvaldo Lodi recebeu o coordenador do Prêmio Finep Inovação 2008 na Região Nordeste, Deuci Elben de Castro e Souza, para divulgar o evento na Paraíba. No dia 17 de julho, Deuci Elben se reuniu com representantes de empresas e instituições de ensino na FIEP, em Campina Grande, para explicar os detalhes do prêmio lançado no dia 06 de maio, em Fortaleza/CE, durante o Fórum de Inovação do Nordeste.O Prêmio Finep Inovação é promovido pelo IEL em parceria com o Ministério da Ciência e da Tecnologia.

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) fez modificações na 11ª edição. A partir de agora, serão seis categorias: média empresa, pequena empresa, instituição de C&T, tecnologia social, grande empresa e inventor inovador. Além do troféu, os vencedores podem receber recursos da Finep para implementação de projetos de inovação, que variam de R$ 500 mil a R$ 10 milhões. O objetivo da FINEP é premiar esforços inovadores desenvolvidos e aplicados no país por empresas, instituições de ciência e tecnologia brasileiras ou instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, de modo a encontrar soluções de impacto positivo na qualidade de vida dos brasileiros.

“Até 2007, o Prêmio Finep se restringia à inovação tecnológica. Este ano teremos maior abrangência com mudanças no perfil dos candidatos, nas categorias, nos critérios de avaliação e na premiação. O objetivo é buscar as melhores iniciativas de desenvolvimento tecnológico e apresentá-las ao Brasil”, explicou o coordenador.

Também esteve prestigiando a visita do coordenador do Prêmio FINEP, o representante da EMBRAPA, Luiz Paulo de Carvalho, que apresentou case daquela instituição ao participar do prêmio. A EMBRAPA conquistou o Prêmio FINEP nacional em 2006, ao concorrer na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia.

Durante a visita a Paraíba, o coordenador do Prêmio FINEP discutiu ainda as diretrizes para a divulgação e a consolidação das parcerias para no Estado.