Couromoda projeta faturamento de R$ 6 mi para indústrias paraibanas

Por WSCOM Online - Publicado 30 de janeiro de 2007

As empresas do pólo coureiro-calçadista da Paraíba avaliam que a Couromoda 2007 serviu para estreitar relacionamentos e garantir contratos com clientes do Brasil e do exterior, elevando o faturamento das indústrias em aproximadamente R$ 6 milhões.

Cerca de 1.200 empresas de 60 países mostraram lançamentos para o outono-inverno, entre calçados, tênis, bolsas, artigos de viagem, confecções e acessórios. Para se destacar em meio a tantos concorrentes, o preço mais baixo foi o atrativo escolhido pelos produtos da Paraíba.

“Temos um bom design e o menor custo de produção do Brasil, mas isso não é tudo. No meu caso, ainda tenho relações sólidas com o importador”, explica Elias Rached Neto, da Samara Calçados.

De acordo com Elias, a oscilação do dólar, por pouco, não inviabilizou as exportações. “Tivemos que fazer algumas adaptações e reajustar nossas tabelas. Apesar disso, os importadores aceitaram os preços. Recebemos vários pedidos, ainda na própria feira, o que é pouco comum, geralmente as encomendas chegam uns 20 dias depois”, comemora.

“A participação da Couromoda é importante pois ficamos lado a
lado com as maiores indústrias do segmento e, com isso, ganhamos crédito junto ao cliente que vê nos calçados, um produto de qualidade”, explica o empresário Cláudio Andrade, da Donna.

A empresária Elaine Souto, da Hawaí Calçados, tem a mesma opinião. “É muito bom estar presente em eventos como este, pois, além dos contratos, temos a oportunidade de ficar atualizados”.

“Um evento como a Couromoda amplia os horizontes. Diante de tantos lançamentos, a gente se informa sobre as cores e modelos que vão definir a tendência”, analisa o empresário Sidney Figueiredo, da Bebezinho. A indústria dele deve crescer 20% este ano. “No ano passado mandamos 50 mil pares para a Argentina, nosso principal cliente no exterior. Depois da Couromoda, vamos exportar 60 mil”.