Curso de Montador de Computadores do SENAI

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 07 de julho de 2008

Na era da tecnologia e da informação, o computador está cada vez mais presente em nossas vidas, seja para estudos, trabalho ou até mesmo para a diversão. O computador melhora de forma significativa a qualidade de trabalhos e serviços dentro de uma empresa, instituições públicas e até mesmo nas residências. E para que isso aconteça é necessário que o operador do computador conheça o funcionamento e a parte de hardware (peças do computador) para que haja um bom funcionamento do mesmo. É importante ainda que ele saiba configurar, fazer instalações de programas e montar e desmontar a máquina.

O Montador de Micro Computadores é capacitado para identificação, instalação e configuração dos componentes de um computador, instalação de softwares, sistemas, aplicativos e drivers. O Curso de Montador de Micro Computadores do SENAI - Centro de Educação Profissional Professor Stênio Lopes tem como objetivo capacitar o aluno para dar suporte técnico por meio de montagem preventiva e corretiva, para empresas ou qualquer outro local que contenha computadores.

As aulas teóricas e práticas são ministradas nos laboratórios do SENAI. Os professores utilizam recursos áudio visuais como vídeo-aula de montagens e configurações em data-show, o que permite para o aluno uma maior interatividade com o instrutor.

O curso tem carga horária de 60 horas o equivalente a um mês de duração. As aulas são ministradas de segunda a sexta, no período da manha, tarde e noite. Os horários são: 07h às 09h; 09h às 11h; 13h às 15h; 15h às 17h e 18h às 20h. A escolha do horário fica a critério do aluno. Para fazer o curso os pré-requisitos são: ter idade mínima de 16 anos e noções básicas de informática como o Curso de Operador de Computador.

O SENAI oferece todo material didático e ferramentas necessárias para a realização do curso. O livro utilizado é  “Montagem e Configuração de Micros” da editora Laércio Vasconcelos, uma das melhores do país.

Hoje em dia o mercado de trabalho para o Montador de Micro Computadores é amplo. Devido ao grande número de computadores que vêm sendo utilizados principalmente pelas empresas que estão aderindo a informatização, e com isso necessitam de pessoas que sejam capacitadas para manutenção e reparos indispensáveis para o bom funcionamento dos equipamentos.

Ao final do Curso, o aluno do SENAI estará apto para atuar na identificação, instalação e configuração de micro computadores.

Outras informações procure o SENAI CEPSL, que fica localizado na Avenida Pedro II, 788, no bairro da Prata, na cidade de Campina Grande - Paraíba. Telefone: () 3341-3344.

Colaboração/Texto: Gérson Freitas/Aline Souza.