Cursos de capacitação executiva do IEL para 2008 estão com data marcada

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 12 de novembro de 2007

Empresários e gestores de empresas interessados em se capacitar nas mais reconhecidas escolas de negócios do mundo devem estar atentos para a agenda de cursos promovidos pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em 2008. De 26 a 30 de maio, será realizado o programa Estratégia e Inovação nos Negócios, na Wharton School, na Filadélfia, Estados Unidos. O tradicional programa Gestão Estratégica para dirigentes Empresariais, realizado em parceria com o Insead e que já está na 8ª edição, ocorrerá de 18 a 23 de agosto, em Fontainebleau, França.

Uma das grandes atrações é o programa Estratégia de Negócios para o Mercado Asiático, que é realizado pela segunda vez em parceria com o Insead, em Cingapura, de 2 a 15 de outubro. O curso focaliza o mercado asiático e inclui visitas a empresas, na China. No próximo ano, a idéia é que o programa do IEL/Insead em Cingapura seja realizado na mesma época em que ocorrerá a quarta edição do Latin Asia Business Forum (LAB) para que os empresários brasileiros tenham a oportunidade de participar também deste que é o único fórum de networking na Ásia.

O evento é uma plataforma para promover oportunidades de negócios nas duas regiões e é promovido pelo IE Singapore, agência governamental ligada ao Ministério do Comércio e da Indústria de Cingapura. De acordo com o escritório de Cingapura no Brasil, em 2008, será dada uma abordagem mais prática ao fórum. Além de um dia de conferências, haverá reuniões de negócios e visitas a complexos industriais. Cingapura demonstra interesse nas áreas de petróleo e gás e de infra-estrutura do Brasil, como portos e aeroportos. Já os brasileiros estão interessados em fornecer produtos da agroindústria e biocombustíveis.

CONHECIMENTO E AÇÃO - De acordo com o professor James Téboul, diretor dos programas de educação executiva do Insead na França e em Cingapura, um dos principais desafios das organizações modernas é desenvolver líderes capazes de coordenar e implementar mudanças. Para isso, é preciso dar atenção à lacuna existente entre o conhecimento e a ação. "Temos muitos conceitos bons e muitos planos, mas a parte mais difícil é colocá-los em prática", diz.

Téboul dá aula sobre Gestão da Mudança e outros assuntos como Excelência na Gestão Industrial e Logística da Cadeia de Suprimentos. Ele destaca que os executivos devem conhecer a economia global. "O mundo dos negócios multinacional, multi-cultural e multi-conectado precisa de líderes com conhecimento e sensibilidade para operar em qualquer lugar", diz.

A parceria entre o IEL e o Insead começou em 1999. "O IEL é um parceiro muito importante para nós e o Brasil é um mercado-chave para o Insead", diz Téboul. Tanto que o professor conta que estão sendo desenvolvidos cases de empresas brasileiras para aumentar o conhecimento sobre o Brasil. O professor diz ainda ter ficado impressionado com a maturidade, a experiência e a vontade de aprender dos executivos brasileiros, o que, segundo ele, enriquece as discussões.

Neste ano, o IEL capacitou 117 empresários em cursos no exterior. A expectativa é de que participem 120 executivos no próximo ano. "É a consolidação dos nossos programas nas grandes economias do planeta – Europa, Estados Unidos e Ásia. No mundo atual, a necessidade de se conhecer in loco o que ocorre nesses lugares e as últimas análises dessas escolas de negócios é uma questão de sobrevivência para as empresas", afirma o gerente de Educação Empresarial do IEL Nacional, Oto Morato.

Mais informações pelo telefone (61) 3317-9432.

foto: www.prominp.com.br