Paraíba

Dumar: 33º Salão do Artesanato Paraibano é inspirado em livro publicado pela FIEP

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 10 de janeiro de 2022

A FIEP como parceira do Salão estará presente no hall de entrada, onde serão homenageados artesãos e artesãs marisqueiras e também outros profissionais que fazem arte utilizando escamas de peixe como matéria-prima.

O tema do Salão é inspirado no livro Dumar, publicado pela FIEP, em 2019

O trabalho artesanal, inteiramente manual e desenvolvido por operários, foi o primeiro modelo de transformação de matérias-primas. A atuação dos artesãos fez com que o processo de produção ganhasse força, e no século XIX surge à indústria no Brasil, através de oficinas de trabalho. Dessa forma, o artesanato foi o principal precursor da produção industrial no país.

Em reconhecimento a contribuição dos artesãos para o processo de consolidação da indústria, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP participará do 33° Salão do Artesanato Paraibano, que acontecerá de 12 de janeiro a 06 de fevereiro, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa, e terá como tema “Toda Arte que vem do Mar” inspirado no livro Dumar, publicado pela FIEP em 2019, com poesias compostas por Jessier Quirino.

O presidente da FIEP, Francisco Gadelha, falou sobre o evento. “O artesanato é o estágio mais antigo de produção a partir da transformação de matérias-primas. A almofada de bilros, por exemplo, foi à primeira indústria brasileira originada nos navios do descobrimento. O uso da manufatura, que antecedeu o processo de industrialização, foi se transformando e se reinventando por meio da tecnologia. Hoje, temos a Indústria 4.0, mas não podemos deixar de reverenciar o artesanato que muito além do tempo, se faz presente na modernidade”, explicou.

Para a gestora do Programa do Artesanato Paraíba, Marielza Rodrigues, a participação da FIEP nesta edição do Salão é essencial, por se tratar de uma instituição que valoriza a cultura e o povo paraibano. “É com a máxima satisfação que a gente tem esse ano a participação e parceria da FIEP no Salão do Artesanato Paraibano. O tema do livro publicado pela Federação inspirou os arquitetos, parceiros e todos os profissionais envolvidos na organização do Salão”, afirmou.

A FIEP, como parceira, estará presente no hall de entrada do Salão, onde serão homenageados artesãos e artesãs marisqueiras e também outros profissionais que fazem arte utilizando escamas de peixe como matéria-prima. O espaço, projetado pela designer Renata Gadelha, irá demonstrar a preocupação da Federação com o trabalhador e seu meio ambiente, em diferentes setores econômicos da Paraíba, consistindo num recorte da arte, povo e geografia litorânea da Paraíba.

Renata Gadelha explica que concebeu o design do local com um conceito de instalação moderno e contemporâneo. “O design vai proporcionar uma imersão, tanto no universo do livro, como na simbologia do mar por sobre o qual o sol nasce primeiro. Busquei abrigar e valorizar o artesanato, mostrando que este pode estar inserido em contextos nem sempre rústicos, como se imagina sempre que se fala em arte popular”, ressaltou.

A designer comentou ainda que no ambiente haverá uma arquibancada em forma de ondas, um espaço alternativo para contemplação, encontros e arena para palestras. E um painel pintado pela artista mural Lola Pinto, inspirado nas paisagens do livro, que servirá de cenário para exposição de peças das artesãs marisqueiras e sereias da Penha.

RELANÇAMENTO LIVRO DUMAR

Durante o 33° Salão do Artesanato Paraibano, haverá o relançamento do livro Dumar. Na oportunidade, haverá uma exposição das imagens que ilustram as páginas, projetadas num telão de led, numa experiência sensorial onde, além de visualizar as imagens os visitantes poderão ouvir as poesias de Jessier Quirino, compostas para o livro. As poesias também podem ser acessadas através de um QR Code disponível no local, ou no Instagram @dumardaparaiba.

Dentro do Salão, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba também estará com um estande para divulgação da Casa FIEP, onde será possível conhecer de forma interativa as soluções oferecidas pelas instituições SESI, SENAI e IEL para a indústria. No local será exibido um vídeo com a apresentação da Casa e terá uma mostra de parte dos produtos desenvolvidos no Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção.