Em 2018, mais de 10 mil alunos passaram pelo Programa de Estágio do IEL na Paraíba

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 05 de maio de 2020

Mais de 1,5 milhões de estudantes já realizaram estágios pelo IEL

O IEL é uma entidade certificadora de programas de aprendizagem aprovados pelo Ministério do Trabalho e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. É o responsável por realizar todo o acompanhamento do processo que liga estudantes ao mercado de trabalho, além do fornecimento de fardamento, material didático e acompanhamento psicológico.

Emmylly Barbosa, jovem aprendiz na Indústria Tess, localizada em Campina Grande, conta que sua experiência tem sido enriquecedora para a sua qualificação dentro do mercado de trabalho. “É bem diferente do que estamos acostumados. Depois que você entra em uma empresa grande, percebe que é outro mundo totalmente diferente. Estamos aprendendo a como mexer no computador, como lidar com as questões da empresa e quais as normas da empresa. A gente absorve para praticar aqui na empresa também.”, disse Emmylly.

“O jovem aprendiz é um programa que dá grande oportunidade para esse jovem ingressar no mercado de trabalho. Hoje nós temos 46 jovens aprendizes com a idade mínima de 18 anos. Muitos deles nós conseguimos aproveitar internamente através dos processos seletivos e eles acabam criando carreira aqui dentro.”, conta Andrea Leão, gerente de Gente e Gestão da Indústria Tess.

Mais de 1,5 milhões de estudantes já realizaram seus estágios por meio do IEL. Só em 2018, mais de 10 mil alunos passaram pelo programa de estágio na Paraíba.

O Jovem Aprendiz funciona para jovens com idade entre 14 e 24 anos contratados para programas que capacitam futuros profissionais aliando tanto formação teórica pela instituição quanto profissional pela empresa contratante.

Para fazer parte do programa, os jovens devem se inscrever através do site (http://jovemaprendiziel.com.br/pb/) ou das unidades IEL nas cidades de Campina Grande e João Pessoa.

Já o programa de Estágio visa o aprendizado de competências específicas da formação acadêmica do aluno, aproximando estudantes universitários e de cursos técnicos do mercado de trabalho. Os estagiários têm então a oportunidade de aplicar e de desenvolver na prática novas habilidades.

Euler Sales, superintendente do IEL/PB, avalia a importância desses programas para o futuro do estudante. “A partir do momento do recrutamento, a empresa já tem o cuidado para que esse processo se dê com a garantia de que esse profissional possa ser absorvido pelo mercado profissional”, explica Euler.

Para mais informações sobre os programas do IEL, os interessados devem ligar em Campina Grande no telefone (83) 2101-5300 e João Pessoa (83) 3241-6003.

Texto/Colaboração: José Pedro Silva