Compartilhar

Empresários e gestores públicos discutem o futuro da Região Nordeste durante palestra na FIEP

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 26 de junho de 2019

O Plano deve inaugurar um novo ciclo de desenvolvimento Social

Com o objetivo de pensar o futuro da região Nordeste a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP através do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, núcleo Regional da Paraíba realizou uma palestra nesta terça-feira, 25/06, em João Pessoa, com o especialista e coordenador de Políticas Públicas e Articulação da SUDENE, Renato Oliveira.

Durante a palestra para empresários e gestores públicos, o representante da SUDENE fez uma apresentação do Plano Regional de Desenvolvimento PRDNE.

O PRDNE apresenta uma agenda de desenvolvimento para os próximos 12 anos na área de atuação da Sudene. Possui vigência de quatro anos e é revisado anualmente, tramitando juntamente com o Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal 2020-2023.

Neste sentido, compete à Sudene − em articulação com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) − assessorar o Ministério da Economia (ME) na elaboração do Plano Plurianual, apresentando uma relação de programas e projetos para sua área de atuação, sendo o PRDNE o instrumento de orientação para tal fim.

Entre outros objetivos busca diminuir as desigualdades espaciais e interpessoais de renda; a geração de emprego e renda; a redução das taxas de mortalidade materno-infantil; a redução da taxa de analfabetismo; a melhoria das condições de habitação; a universalização do saneamento básico e dos níveis de ensino infantil, fundamental e médio; o fortalecimento do processo de interiorização do ensino superior; a garantia de implantação de projetos para o desenvolvimento tecnológico, e da sustentabilidade ambiental.

Renato Oliveira explicou que o PRDNE será atualizado constantemente com novas propostas que serão inseridas anualmente, através de consultores, professores das Universidades, executivos, gestores públicos nas três esferas, conselhos regionais, empresários, enfim, com a participação de toda a sociedade.

Nos últimos meses, o Plano recebeu contribuições de diferentes equipes de trabalho, a exemplo de grupos temáticos da Sudene; de especialistas; de núcleos de trabalho dos estados; de núcleos de trabalho do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Ministério da Economia (Grupo PPA).

“Um dos eixos do PRDNE é a área de Inovação, com isso as empresas aderentes ao projeto Procompi de Tecnologia da Inovação que é desenvolvido pela FIEP, por estarem trabalhando diariamente com Inovação, nessa área de TI, achamos conveniente que participassem desse momento para entenderem o plano e consequentemente colocarem as suas ideias e projetos a disposição da SUDENE, para que sejam contemplados no plano”, explicou Euler Sales, gestor de Projetos do Procompi.

Com quatro anos de Vigência, o PRDNE deve inaugurar um novo ciclo de desenvolvimento Social e Econômico em todos os Estados Nordestinos. Até o dia 30 de julho, essas prioridades serão encaminhadas para o Governo Federal por meio do Ministério de Desenvolvimento Regional.

Outras Notícias