Empresários participam de Curso de Projetos de Inovação

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 05 de maio de 2020

A inovação é um diferencial que pode ser utilizado pelas empresas para ampliar a competitividade e consequentemente para aumentar o faturamento e o lucro. Segundo o Instituto de Pesquisas de Economia Aplicada – IPEA, as empresas que investem em inovações além de alcançarem à liderança no mercado, ainda aumentam seus lucros.

E foi partindo desta premissa que a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/PB e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/PB realizou hoje, 20/03, no Centro de Tecnologia e Inovação Industrial – CITI, o Curso Projetos de Inovação Tecnológica.

O Presidente do Comitê de Inovação da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Juan Pinheiro participou do Curso ele disse que a Federação tem buscado disseminar a Inovação no Parque Industrial do Estado, e para isso vem capacitando os empresários dos diversos segmentos, tendo em vista que a inovação gera desenvolvimento na produção.

Organizado pela Sociedade Brasileira Pró Inovação Tecnológica – PROTEC, o curso reuniu empresários, coordenadores de empresas, gestores do Sistema FIEP, e profissionais que atuam com o desenvolvimento de produtos e processos nos departamentos de inovação de empresas.

A abertura do curso foi feita pela Superintendente do IEL/PB, Kênia Quirino, que falou sobre a importância da capacitação para a classe empresarial da Paraíba. “Este curso irá possibilitar para os empresários do nosso Estado, a promoção da inovação, feita com o apoio do setor industrial, através da FIEP/IEL/SENAI e do Comitê de Inovação, que sempre apostaram na realização de capacitações como mecanismo de geração de recursos, pois a inovação é fator chave para a competitividade das empresas. Daí a importância dos empresários estarem bem preparados para conseguirem captar recursos para investirem em pesquisas de desenvolvimento tecnológico”, afirmou Kênia.

O curso foi ministrado pelo representante da PROTEC, Joel Weisz, que iniciou a programação abordando sobre Gestão de Tecnologia, Conceitos de ciência e apresentando as estratégias que envolvem os projetos de inovação tecnológica, além das modalidades de financiamento, suas respectivas características e aplicações.

A programação foi dividida em dois momentos, no primeiro onde foi feita uma introdução com as apresentações de conceitos e estratégias, além de das definições de temas, e um segundo com atividades práticas, onde aconteceram simulações, com a formação de grupos de trabalho, e desenvolvimento de projetos. O encerramento do curso foi marcado com a apresentação e avaliação dos trabalhos desenvolvidos.

O gerente de Marketing e Eventos da PROTEC, Alexander Nicolsky, a falta de projetos consistentes muitas vezes acaba impedindo que as empresas consigam captar recursos. “Atualmente existe uma grande oferta de recursos para inovação, como exemplo temos o Edital SESI SENAI de Inovação, que está oferecendo mais de 12 milhões para projetos inovadores, por isso a importância da apresentação de um bom projeto, e quanto mais projetos aprovados mais verbas teremos. É importante destacar que os projetos precisam ter um enfoque real, de inovação tecnológica”, ressaltou o representante da PROTEC.

O Curso Projetos de Inovação Tecnológica foi realizado em 24 Estados do Brasil nos últimos 03 anos, e em 2009, a PROTEC realizará 20 cursos no país. O objetivo é apresentar estratégias, métodos e ferramentas para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica em consonância com os critérios de análise e seleção das instituições ofertantes de recursos.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5300.