Compartilhar

Habilidades especiais contribuindo para a indústria paraibana

Por Sueli de Sá - Campina Grande/PB - Publicado 24 de julho de 2007

A inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho continua sendo prioridade en

Pessoas com necessidades especiais sendo capacitadas nas mais variadas áreas de Educação Profissional. Docentes capacitados para lidar com “pessoas especiais”, oferecendo a elas a grande possibilidade de ingressar no mercado de trabalho e mostrar o quanto são capazes. As experiências educacionais com “alunos especiais” mostram a importância das ações inclusivas e, por esta razão, na mais recente reunião do Grupo de Apoio Local (GAL), as instituições envolvidas darão mais um passo a caminho da realização de mais uma ação em prol da inclusão dos PNE’s no mercado de trabalho.

 

Segundo o diretor do Centro de Educação Profissional Professor Stênio Lopes, Felipe Vieira, entre os assuntos em pauta na reunião, surgiu a proposta de parceria entre a Secretaria de Educação do Município de Campina Grande e o SENAI da Paraíba, onde os docentes serão capacitados para trabalhar com “pessoas especiais” na área de Educação Profissional. Felipe afirmou que, as ações devem ser desenvolvidas visando a inclusão em turmas regulares e não apenas para o cumprimento de metas e leis.

 

Na reunião participaram representantes do SENAI, EDAC, SEDUC, FCD, CACE/ICAE e INSTITUTO DOS CEGOS. Durante a reunião ainda foram discutidas algumas propostas e metas para que o GAL possa apoiar e até contribuir com as ações inclusivas nos Programas de Educação Profissional, além de promover a articulação do SENAI com as instituições que atuam com pessoas com necessidades especiais e incentivar a celebração de novas parcerias para a realização das ações inclusivas.

 

Ao final da reunião, os participantes e integrantes do Grupo de Apoio Local concordaram em organizar um cronograma de atividades para o grupo se mantenha ativo, dinâmico e articulado com todas as instituições relacionadas às ações inclusivas de PNE’s. O III Fórum Estadual para Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais, previsto para ser realizado no dia 14 de setembro de 2007, no CEP – ORC em João Pessoa, também foi discutido. A próxima reunião do GAL está prevista para o dia 08 de agosto. Outras informações pelo telefone () 2101-5456.

 

 

 

Imagens/Créditos:

http://www.tele-centros.org.br

http://www.pr.senai.br

 

 

 

 

 

 

Outras Notícias