Compartilhar

IEL e CNPq lançam programa de intercâmbio que conecta indústria brasileira a parceiros internacionais

Por - Publicado 09 de setembro de 2018


Voltado para a interação entre a indústria nacional e centros de conhecimento internacionais, o recém-criado Programa Inova Global está com inscrições abertas para empresas interessadas em fomentar projetos de pesquisa tanto no exterior, quanto no Brasil, por meio do intercâmbio de pesquisadores-bolsistas. O prazo termina no dia 30 de agosto. A iniciativa foi idealizada pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e será conduzida em uma parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


O programa tem como origem a agenda de “Inserção global via inovação” e busca o fortalecimento de arranjos na área de ciência, tecnlogia e inovação, além da capacitação de talentos inovadores. De acordo com a superintendente Nacional do IEL e diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio, o Inova Global irá conectar a indústria brasileira a parceiros internacionais de referência em inovação.


“O Inova Global vai promover a troca de experiência com instituições de referência em inovação. A nossa ideia é auxiliar a indústria brasileira na construção de conhecimento aplicável e na consolidação de parcerias internacionais”, detalha Gianna. “Os intercâmbios viabilizarão transferência de conhecimento e habilidades entre institutos de tecnologia no exterior, empresas de classe mundial e a indústria que atua no Brasil”, acrescenta a superintendente do IEL.


Os formulários para as propostas de participação estão disponíveis desde o último dia 24 de julho. Todas as orientações, sugestões e demais questões referentes ao programa devem ser encaminhadas ao IEL, pelo site do Inova Global.


BENEFÍCIOS – Entre os benefícios do Inova Global estão o acesso à rede de parceiros internacionais; custo competitivo para a execução de projetos de inovação; segurança jurídica para enviar e receber pesquisadores; monitoramento dos intercâmbios; e avaliação de resultados. 


Para participar, a empresa precisa apresentar+. um projeto de inovação, prevendo a viagem de um bolsista para intercâmbio em outra empresa ou o recebimento de um pesquisador estrangeiro. Durante todo o processo, a empresa receberá o apoio do IEL, desde a escolha do bolsista até a execução do plano de trabalho.


Já o pesquisador selecionado deverá elaborar um plano de trabalho com as instituições participantes e conduzir as atividades de pesquisa e desenvolvimento do projeto de inovação. As despesas do intercâmbio serão custeadas por meio de uma bolsa subsidiada pelo CNPq que inclui mensalidade, passagens aéreas, auxílio instalação e seguro saúde.


PASSO A PASSO:


1. Inscrição

Submeta o projeto de inovação e aguarde análise do CNPq quanto ao enquadramento.

 

2. Deu match!

O IEL te ajuda a identificar e negociar termos do intercâmbio com o parceiro internacional.


3. Formação de time

É hora de constituir a equipe de pesquisa, que inclui o bolsista, um tutor brasileiro e um tutor estrangeiro.

 

4. Formalização

Elabore o plano de intercâmbio e as regras de propriedade intelectual. Nesta etapa, a empresa deve transferir para o IEL os recursos para bolsa, auxílios e pacote de serviços.


5. Mãos à obra

Enquanto o intercâmbio está em andamento, o tutor designado pela instituição receberá o apoio do IEL para acompanhar a execução.

Outras Notícias