IEL e SENAI treinam profissionais na área de propriedade intelectual

Por Agência CNI - Publicado 14 de maio de 2007

Brasília – Quarenta técnicos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e outros 40 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) participarão neste mês, no Rio de Janeiro, do Curso de Capacitação em Propriedade Intelectual, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). O treinamento integra o Programa de Propriedade Intelectual na Indústria, realizado pelas três entidades, com o objetivo de aumentar a percepção da propriedade intelectual como instrumento de competitividade para os negócios.

O curso será dividido em duas turmas. A primeira inicia nesta segunda-feira, 14 de maio, e vai até 18 de maio. A segunda vai de 28 de maio a 1º de junho. Nas aulas, os profissionais terão uma visão atualizada dos mecanismos de proteção das criações intelectuais, com enfoque na legislação de propriedade intelectual e as atribuições do Inpi. Ao todo serão 40 horas-aula. Entre os temas abordados estão conceitos de propriedade intelectual, a importância da marca para a estratégia de competitividade da empresa, informação tecnológica e proteção ao software.

Essa é a primeira etapa do programa, que prevê ainda uma segunda fase de capacitações. No próximo curso, técnicos do IEL serão treinados para dar suporte a empresas no uso da propriedade intelectual na estratégia de negócios. Profissionais do SENAI serão capacitados no uso do sistema de informações patentárias. O objetivo é dar suporte às empresas com relação a investimentos em inovação, tornando o processo de registro de patente mais rápido e econômico. Serão implantadas ainda 20 unidades no Brasil com infra-estrutura computacional adequada e dedicada à busca em banco de dados de patentes, em Núcleos de Informação Tecnológica do SENAI.

Também serão produzidos kits com noções de propriedade intelectual e cartilhas com informações sobre o tema. Além disso, serão realizados eventos em todas as regiões do país para divulgar o programa e sensibilizar a sociedade para o tema.

foto extraída: w3.inescn.pt