Paraíba

IEL inicia as aulas presenciais do Programa Mais Aprendiz em Campina Grande

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 03 de agosto de 2023

Esta quinta-feira, 03/08 foi dia de retorno à sala de aula, e reencontro com os amigos para os alunos do Programa Mais Aprendiz, em Campina Grande.

O programa do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, núcleo regional da Paraíba, contribui para que os jovens paraibanos ingressem no mercado de trabalho, ofertando cursos de aprendizagem para alunos com idade entre 14 e 24 anos de idade incompletos.

No Mais Aprendiz os participantes recebem uma capacitação teórica (curso de aprendizagem) na sala de aula do IEL, e participam de atividades práticas na empresa, durante 4 dias da semana.  Inicialmente serão formadas pelo Instituto Euvaldo Lodi, 3 turmas em Campina Grande, com aulas presenciais, nas quintas, sextas e segundas-feiras. Até o fim deste ano serão abertas novas turmas.

Para participar do Programa é necessário estar cursando ou já ter terminado o Ensino Médio. Por fim, o estudante não pode ter se matriculado no mesmo curso de aprendizagem, que tenha feito anteriormente. Sendo assim a chance de emprego dada pelo Mais Aprendiz se configura na maioria das vezes como a primeira experiência profissional.

O Mais Aprendiz é amparado pela lei  10.097/2000, que tem como principal objetivo contribuir com a inserção de jovens no mundo do trabalho, impulsionando sua carreira profissional a partir do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. As empresas de qualquer natureza, que tenham pelo menos 7 empregados, são obrigados a contratar aprendizes, de acordo com o percentual exigido por lei. É facultativa a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EP), inclusive as que fazem parte do SIMPLES.