Paraíba

IEL-PB auxiliará empresas participantes de Programa de Qualificação para Exportação

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 09 de fevereiro de 2022

Serão selecionados pelo Instituto, candidatos dos cursos de Ciências Econômicas, Relações Internacionais e Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, que desenvolverão atividades de estágio como Assistente de Comércio Exterior.

O Instituto Euvaldo Lodi – IEL, Núcleo Regional da Paraíba, e o SENAI foram indicados para compor o comitê consultivo do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX, que é voltado para empresas brasileiras com potencial exportador.

Dentro da execução do Programa, além do encaminhamento de estagiários pré-selecionados para as empresas participantes, o IEL promoverá toda a legalização do estagiário junto à empresa contratante como: emissão do Termo de Compromisso de Estágio, contratação do seguro obrigatório em caso de morte, invalidez e acidentes pessoais, bem como, durante todo o período do estágio, a gestão operacional do programa em consonância com a Lei nº 11.788/08.

O IEL atenderá demandas de empresas de qualquer porte e setores produtivos, selecionando perfis de acordo com a visão estratégica de cada negócio. Como contrapartida, a empresa participante do PEIEX-PB pagará, apenas durante a vigência do contrato, uma taxa mensal com desconto acima de 25%, referente aos custos dos contratos de estágio.

“Estamos contribuindo para que as empresas atendidas pelo programa sejam capacitadas e possam selecionar os melhores estagiários com conhecimento no comércio exterior, e consequentemente atinjam seus objetivos de colocar seus produtos fora do país. O PEIEX é um excelente programa, que traz um conteúdo valioso para as empresas, preparando-as para conquistar um mercado com nível de exigência bastante elevado. A experiência também permitirá que os produtos se tornem mais competitivos no mercado interno”, explicou Euler Sales, superintendente do IEL-PB.

A iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX – Brasil) está em sua segunda edição e na Paraíba é executada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ-PB, sob a coordenação da professora Márcia Paixão, do departamento de Economia da UFPB.

“É importante ressaltar o valor econômico, social e institucional dos serviços ofertados pelo IEL por meio dessa parceria com o Núcleo PEIEX-PB, além de economia para as empresas com custos próprios de processos seletivos, a iniciativa fomenta tanto a geração efetiva de oportunidades de estágio para os graduandos das instituições de ensino superior da Paraíba, e eleva o potencial de inserção dos graduados, altamente qualificados, no mercado de trabalho do próprio estado. Além disso, a oferta de serviços do SENAI será essencial para empresas com o objetivo estratégico de exportar, que terão suporte com pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos inovadores, além de certificação de produtos, processos e sistemas, rotulagem de alimentos e bebidas, e planos de logística reversa”, ressaltou a economista, Márcia Paixão.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 3077-9790.