Paraíba

IEL - PB formaliza mais de 1800 contratos de Estágio e matricula 1200 jovens aprendizes no 1º trimestre de 2022

Por - Publicado 25 de abril de 2022

Foram formalizados 1.830 contratos de estágio atendendo alunos da rede pública e privada de ensino, e matriculados pelo IEL - PB 1200 aprendizes em sistema de colaboração.

Através dos programas de estágio e de aprendizagem, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL, núcleo Regional da Paraíba, promove a integração das empresas, jovens e centros de conhecimento estimulando o mercado de trabalho. E no primeiro trimestre de 2022, o IEL alcançou um saldo positivo de novas parcerias, alcançando um saldo positivo de novos convênios com empresas paraibanas.

Com uma capilaridade nacional, só através do Programa de Estágio, de janeiro a março, foram formalizados 1.830 contratos de estágio atendendo alunos da rede pública e privada de ensino que foram encaminhados para mais de 500 empresas públicas e privadas da Paraíba. Todo o trabalho foi executado com base no estágio responsável, regido pela Lei de Estágio 11.788 de 25 de setembro 2008.

E os convênios foram firmados com órgãos públicos, privados e autarquias, como o Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba- DER, Tribunal de Contas do Estado da - PB, EMPREENDER PB, Grupo Elizabeth, Unimed, Incoplast/Copobras, Rede Nord de Hotéis, Conselhos Regionais de Enfermagem, de Medicina e de Educação Física, Gráfica Santa Marta, bem como, dezenas de prefeituras e empresas de distintivos segmentos econômicos.

Com grande expertise na formação técnico-educacional de adolescentes e jovens, o Instituto Euvaldo Lodi através do Programa Mais Aprendiz IEL ofertou atividades teóricas e práticas, regidas e amparadas pela Lei Federal nº 10.097/00, em mais de 350 empresas, entre elas a Alpargatas S/A, São Braz S/A, Grupo Alliance, Grupo Bem Mais Supermercados, Grupo D’or/HNSN, Coteminas S/A, Usina D´Pádua e Magazine Luiza, que receberam aproximadamente 1.200 jovens aprendizes em sistema de colaboração.

O Programa de Aprendizagem tem uma proposta educacional com abordagem diferenciada, mesclando atividades teóricas, através de capacitação semanal e funções práticas, desempenhadas pelos jovens nas empresas.

“Recentemente tivemos a grata satisfação de celebrar novos negócios com a CAGEPA, Usina GIASA e Energisa, e ainda renovando nosso vínculo com o SEBRAE, todos estes no Programa Mais Aprendiz IEL. As políticas públicas voltadas ao desenvolvimento educacional e profissional dos jovens merecem todo o apoio. É preciso dar oportunidade para que os estudantes tenham o preparo necessário para ingressar no mercado de trabalho”, afirma o Presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha.

Com a retomada das atividades presenciais, o IEL/PB já planeja a volta dos Programas de Educação Executiva da entidade, para tanto, temas como Transformação Digital e Metaverso serão sistematicamente abordados através de cursos, workshops e palestras. ”O sucesso de um negócio depende de muitos indivíduos, não apenas o líder, trabalhando de maneira conjunta. Toda a equipe que compõe a empresa é responsável por levá-la ao bom desempenho, mas para isso, é necessário que seja capacitada para alcançar tal resultado” afirma o superintendente do IEL PB, Euler Sales.

Informações adicionais sobre os Programas de Estágio e Jovem Aprendiz podem ser obtidas através dos telefones: (83) 2101 - 5300 ou 3241-6003.