Nesta terça-feira, 25 de junho, foi realizada no Hotel Sapucaia, em João Pessoa, uma palestra sobre o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste - PRDNE, proferida pelo Coordenador Geral de Políticas Públicas e Articulações da SUDENE, Renato Oliveira.
A programação realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL, foi uma oportunidade para que representantes do setor produtivo paraibano pudessem conhecer o Plano que tem como objetivo reduzir as desigualdades regionais no Brasil.
O PRDNE apresenta uma agenda de desenvolvimento para os próximos 12 anos da área de atuação da Sudene, possui vigência de quatro anos e é revisado anualmente, tramitando juntamente com o Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal 2020-2023.
Neste sentido, compete à Sudene − em articulação com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) − assessorar o Ministério da Economia (ME) na elaboração do Plano Plurianual, apresentando uma relação de programas e projetos para sua área de atuação, sendo o PRDNE o instrumento de orientação para tal fim.
Com a elaboração do Plano, busca-se promover a diferenciação regional das políticas públicas nacionais, definir objetivos e propor diretrizes para o desenvolvimento da área de atuação da Sudene de forma articulada com os planos nacionais, estaduais e locais.
Entre os objetivos do PRDNE estão: a diminuição das desigualdades espaciais e interpessoais de renda; a geração de emprego e renda; a redução das taxas de mortalidade materno-infantil; a redução da taxa de analfabetismo; a melhoria das condições de habitação; a universalização do saneamento básico e dos níveis de ensino infantil, fundamental e médio; o fortalecimento do processo de interiorização do ensino superior; a garantia de implantação de projetos para o desenvolvimento tecnológico, e da sustentabilidade ambiental.
Nos últimos meses, o PRDNE recebeu contribuições de diferentes equipes de trabalho, a exemplo de grupos temáticos da Sudene; de especialistas; de núcleos de trabalho dos estados; de núcleos de trabalho do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Ministério da Economia (Grupo PPA); além disso foram feitas consultas aos Governos Estaduais e consulta Pública à sociedade civil.
Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 3241-6570/6003.