Na primeira semana de março, instrutores do setor de Mobiliário do SENAI da Paraíba (Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes e Centro de Ações Móveis) participaram de um treinamento sobre Marchetaria Básica, aplicado pelo Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário (CETEMM), que faz parte do SENAI de Rio Branco – Acre. Tal Centro tem se tornado referência para outros departamentos regionais no que se refere à capacitação nessa área.
Antonio Udson Teles Diniz, instrutor do CETEMM, explica que marchetaria se trata da arte de decoração de superfícies de madeira utilizando peças também de madeira de cores contrastantes ou de outros materiais. “Por ser um processo manual, requer paciência, porém, qualquer pessoa é capaz de participar de um curso de marchetaria”, relatou.
O treinamento teve duração de 40 horas, entre teoria e prática, em que os instrutores fizeram caixas, relógios, jogos, dentre outros objetos. Segundo o instrutor Udson Diniz, os participantes tiveram um excelente desempenho, o que habilitou o Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes a ministrar o curso de Marchetaria Básica com propriedade.
Apesar de ser uma arte milenar, no Brasil a marchetaria ainda busca expansão. Tendo em vista o crescimento desse mercado, o SENAI da Paraíba viabilizará cursos que garantam a capacitação de pessoas interessadas em ingressar na área.
Jerry Gomes, responsável pelo Núcleo de Mobiliário do SENAI Stenio Lopes, se mostrou entusiasmado. “Estou ansioso para repassar aos nossos alunos a importância do resgate dessa arte milenar sob perspectivas de ingressar no mercado de trabalho”, frisou.
Outras informações pelo telefone: () 3182-3700 ou pelo email: senaislopesfiepb.org.br.
Colaboração/Texto/Fotos: Raquel Macedo
Instrutores do SENAI são capacitados na área de Mobiliário
Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 14 de março de 2012
Na primeira semana de março, instrutores do setor de Mobiliário do SENAI da Paraíba (Centro de EducaOutras Notícias