Na última terça-feira (20), cerca de 21 alunos do programa Mais Aprendiz do IEL Paraíba participaram de uma visita guiada no Museu do Artesanato Paraibano e no Museu da Cidade de João Pessoa, dois equipamentos turísticos que guardam importantes recortes históricos e culturais da região.
Durante a visita, acompanhada pela coordenadora pedagógica do programa, Flávia Vaz, e pela instrutora, Luciana Bezerra, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a tradição artesanal do estado, com peças que refletem a identidade paraibana. Já no Museu da Cidade de João Pessoas, eles exploraram exposições que narram a evolução urbana e social da capital, desde a sua fundação. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do ator e artesão, Dadá Venceslau, durante uma visita à loja do artista.
Jéssica da Silva Campos é aluna aprendiz do IEL, e descreve que a experiência da visita como enriquecedora. “Foi incrível, um momento único para poder conhecer a nossa cultura, nossa história e nossos traços. Foi um momento enriquecedor para todos nós que pudemos participar. Espero que possamos conhecer mais locais como este e que outras turmas também tenham essa grande oportunidade que tivemos”, destacou a aluna.
“As aulas externas, especialmente em locais como museus, oferecem uma oportunidade única de aprendizado que vai além da sala de aula tradicional. Estamos buscando proporcionar atividades que agreguem o repertório cultural e intelectual dos nossos jovens aprendizes”, explicou a coordenadora pedagógica, Flávia Vaz, complementando que o contato com as obras e artefatos ajudam os alunos a entenderem melhor as tradições, técnicas e histórias que moldaram diferentes comunidades e períodos.
Outra jovem aprendiz, Sara Kemmeny Simão, afirma que foi uma ótima oportunidade para conhecer a história da cidade e da região. “Achei uma experiência incrível, porque não tinha conhecimento do museu e nem da Casa do Artesão. Amei conhecer cada detalhe de cada artista e ter um pouco de conhecimento sobre a história de João pessoa”, disse.
As visitas aos museus estão ocorrendo com as turmas de jovens aprendizes da disciplina de Diversidade Cultural. A atividade proporcionou aos jovens aprendizes uma imersão na cultura local, enriquecendo seu conhecimento e valorizando o patrimônio histórico da Paraíba.
Texto/Colaboração | Igor Batista