Compartilhar

Paraíba

Mais de mil jovens são contratados por empresas paraibanas através do Programa Mais Aprendiz do IEL

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 26 de julho de 2021

Na Paraíba, o programa iniciou em 2017 nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, e hoje está presente em 11 municípios


Através do programa Mais Aprendiz, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL, núcleo regional da Paraíba, contribuiu nos últimos 4 anos, para que mais de mil jovens paraibanos ingressassem no mercado de trabalho. A marca foi alcançada na última sexta-feira, 23/07, quando o IEL registrou 1020 aprendizes contratados por empresas no estado. 

Na Paraíba, o programa iniciou em 2017 nas cidades de Campina Grande e João Pessoa. Atualmente o Mais Aprendiz está presente também nas cidades de Patos, Sousa, Conde, Lucena e Rio Tinto onde os jovens desenvolvem atividades de forma presencial. 

E durante a pandemia, o Instituto Euvaldo Lodi começou a atender as empresas e os estudantes interessados em participar do programa também na modalidade EAD. E hoje o Mais Aprendiz, é realizado a distância, nas cidades de São Bento, Itaporanga, Monteiro e Catolé do Rocha.

“As empresas parceiras do Programa Mais Aprendiz podem comprovar as vantagens de contar com aprendizes, a relevância social do programa e a qualidade dos cursos oferecidos pelo IEL, que está apto a cuidar do recrutamento, seleção e capacitação teórica dos aprendizes”, enfatizou o superintendente do IEL PB, Euler Sales.

Aprendizes dos cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Comércio, Varejo e Atacado, Assistente de Produção Industrial e Telemarketing foram encaminhados pelo IEL para as empresas paraibanas nos últimos anos. Para fazer parte é preciso estar enquadrado dentro de alguns pré-requisitos especiais exigidos pela empresa e pelo próprio Programa. Primeiro é preciso estar dentro da faixa etária aceita no programa, sendo um jovem de 18 a 24 anos, também é necessário estar cursando ou já ter terminado o Ensino Médio. Por fim, é preciso não ter tido nenhuma outra contratação com Carteira de Trabalho assinada anteriormente, sendo assim a chance de emprego dada pelo Mais Aprendiz se configura como a primeira experiência profissional. 

O Mais Aprendiz é amparado pela lei  10.097/2000, que tem como principal objetivo contribuir com a inserção de jovens no mundo do trabalho, impulsionando sua carreira profissional a partir do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. As empresas de qualquer natureza, que tenham pelo menos 7 empregados, são obrigados a contratar aprendizes, de acordo com o percentual exigido por lei. É facultativa a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EP), inclusive as que fazem parte do SIMPLES.

Informações adicionais sobre o Mais Aprendiz do IEL podem ser obtidas através dos telefones: (83) 2101-8283 (Campina Grande) e 3241-6003 (João Pessoa). 

Outras Notícias