Um grupo composto por 20 funcionários da empresa Alpargatas, em Campina Grande participou, no período de 01 a 04/9, do curso Operador de Empilhadeiras. Com aulas teóricas e práticas, o curso foi ministrado pelo SENAI CFP. Prof. Stênio Lopes. A idéia é capacitar o participante quanto ao funcionamento operacional, o correto manuseio e manutenção da máquina.
Ministrado na própria empresa, o curso abordou várias temáticas; dando ênfase, no entanto, a segurança, item que a empresa focou suas principais preocupações. Além das exposições orais quanto a temática, em vídeo foram exibidos à correta maneira de manusear o equipamento e também flagrantes de acidentes decorrentes da falta de domínio da empilhadeira.
A empresa Alpargatas entende que o curso oferecido pelo SENAI representa maior segurança para todos os empregados da Unidade. “A preocupação em capacitar os funcionários, deste setor, a operar bem uma empilhadeira, deve-se ao fato de buscarmos a segurança, tanto dos profissionais que atuam na área, quanto dos demais que eventualmente transitam pelos locais onde existe o movimento deste equipamento”, argumenta o técnico em segurança da Alpargatas, Edmar Dantas.
O também técnico de segurança da Alpargatas, José Francisco Bezerra, afirma que o curso chegou em boa hora. “Por estarmos em fase de crescimento, ampliando instalações, o fluxo de veículos e pedestres tem aumentado de forma considerável. E isso aumenta o tráfego de empilhadeiras dentro da fábrica e também a nossa responsabilidade, no sentido de que, todo o processo de empilhamento seja feito com total segurança”, afirma.
Já para o facilitador do curso, Operador de Empilhadeira, instrutor de Mecânica de Automóveis do SENAI, Joabe Saraiva, esta capacitação tem suas particularidades. “A idéia deste curso não é apenas trazer os conhecimentos básicos para uma boa operação na empilhadeira e sim mostrar a sua importância dos corretos cuidados ao operar o equipamento dentro de uma fábrica, assim como alertar para os perigos que a desqualificação pode acarretar para empresa e funcionários”, disse.
A parceria Alpargatas SENAI resulta, na verdade, em vantagens, tanto para a empresa, quanto para o trabalhador. “Ao realizar um curso voltado a melhorias de trabalhadores e da indústria, o SENAI se vê cumprindo seu papel de agente responsável pela boa qualificação e aprendizagem industrial”, conclui o agente de mercado do SENAI/CEPSL, Ulisses Leite.
Texto/ foto colaboração: Gerson Freitas e Aline Souza