Paraíba é destaque nacional no BITEC

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 20 de agosto de 2008

Quantidade, qualidade. Ingredientes que fizeram, da Paraíba, uma receita de sucesso em número de bolsas aprovadas pelo Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (BITEC) 2008. A informação foi divulgada pelo IEL - Instituto Euvaldo Lodi Nacional que, confirmou a concessão de 70 bolsas para o Estado.

O detalhe é que, das bolsas concedidas, 57 são da área da engenharia. com temas diversos, como tecnologia, inovação e gestão. "Destacamos também a participação dos APL´s - Arranjos Peodutivos Locais de móveis, calçados, têxtil e confecções, cachaça e tecnologia da informação.", completou a Superintendente do IEL/PB, Kênia Quirino.

O Programa BITEC 2008/2009 disponibiliza 600 bolsas no Brasil, no valor de R$ 300,00 mensais, destinados a estudantes de curso superior e/ou superior tecnológico que desenvolvam projetos direcionados a micro e pequenas empresas. O desenvolvimento dos projetos aprovados na Paraíba terá início no dia primeiro de setembro.

BITEC - O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (BITEC) é uma iniciativa de cooperação única, que tem como parceiros, além do IEL, o SENAI, o SEBRAE e o CNPq. O objetivo principal é a transferência de conhecimentos das instituições de ensino para as micro e pequenas empresas, com aplicação direta no setor produtivo.

Fomentar a interação entre as Instituições de Ensino Superior e as micro e pequenas por meio do incentivo ao desenvolvimento e à transferência de conhecimento aplicado às atividades de inovação, empreendedorismo, tecnologia e gestão. A idéia é estreitar os laços entre o setor produtivo e o acadêmico, propiciando novos padrões de relacionamento entre eles. Também busca, entre outros itens, contribuir para a resolução de questões de interesse das micro e pequenas empresas, do ramo da indústria, comércio ou serviços, mediante a execução de projetos.

O prêmio, que tem abrangência nacional tem como público alvo, além das micro e pequenas empresas, estudantes de nível superior e instituições de ensino. Para participar o estudante precisa ter bom desempenho escolar, está regularmente matriculado em curso de graduação ou superior técnico de instituições públicas ou privadas , reconhecidas pelo Ministério da Educação.