A Paraíba está entre os vencedores nacionais da edição 2007 do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, conquistando a primeira colocação na categoria Inovação Social. A conquista veio através da Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba (COFEP)/PB, que destacou a ação de ex-bóias-frias que produzem crisântemos (Tipo de flor) e garantem renda de até dois salários mínimos.
A premiação aconteceu dia 12 de dezembro, no Palácio do Planalto, em Brasília. O julgamento aconteceu na véspera e, ao todo, 30 empresas concorreram à Etapa Nacional do Prêmio. A região Sudeste venceu nas categorias Produto, Pequena Empresa e Média/Grande Empresa; o Nordeste ficou com os troféus de Inventor Inovador e Inovação Social; a região Sul teve o melhor Processo e o Centro-Oeste apresentou a melhor Instituição de C&T deste ano.
As categorias foram disputadas por representantes das cinco regiões do Brasil, vencedores das etapas regionais, com exceção do Inventor Inovador. Esta categoria foi criada em 2005 a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os concorrentes são escolhidos a partir de uma lista elaborada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Também foi entregue o troféu José Pelúcio Ferreira, instituído em 2005, que este ano teve como área escolhida a de mudanças climáticas. Os premiados, por sua contribuição ao tema, foram os pesquisadores Carlos Afonso Nobre, José Walter Batista Vidal e Luiz Pinguelli Rosa.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, lembrou que muitas das empresas que ganharam o Prêmio FINEP nos seus dez anos de existência acreditaram e investiram na inovação sem muito incentivo do governo, mas hoje o quadro é outro. "Estamos vivendo um momento de transição, com aperfeiçoamento do marco legal e um leque vasto de instrumentos de financiamento. O governo federal está trabalhando de forma coletiva, com muita integração entre os ministérios, para construirmos um caminho de desenvolvimento nacional", disse o ministro.
O vice-presidente José de Alencar, representando o presidente Lula, reiterou a importância da inovação para a competitividade. "Mesmo quem não está disputando o mercado externo tem concorrentes no mercado brasileiro, e inovar é fundamental para o sucesso", afirmou.
Além do troféu concedido a todos os vencedores, na categoria Pequena Empresa o vencedor recebe, ainda, um laptop do Sebrae Nacional e uma bolsa de estudos integral do Instituto COPPEAD de Administração, da UFRJ, para um dos seus cursos (MBA em Marketing, Finanças, Saúde ou Logística). Todos os demais vencedores ganham bolsas de desenvolvimento científico e tecnológico do CNPq e participam de um workshop na sede do British Council no Rio de Janeiro com especialistas em inovação do Reino Unido, para troca de experiências com empresas do mesmo ramo.
Outra patrocinadora do Prêmio, a Petrobras concederá bolsas de estudo integral para um curso MBA, a ser realizado na cidade sede da empresa, além de visita às instalações operacionais na Unidade de Negócios da Bacia de Solimões, na Amazônia. A Tavares Propriedade Intelectual oferecerá subsídio para depósito de pedido de patente ou registro de marca.
O presidente da FINEP, Luis Fernandes, lembra que no Prêmio FINEP há alguns agraciados, mas todos são vencedores. "A inovação é o caminho concreto para gerar riqueza e bem estar para a população, por isso, com esses esforços, o Brasil inteiro ganha", diz.
Conheça os vencedores:
Produto:
Sudeste - Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer)/SP - Phenon 100 - 1º jato executivo de pequeno porte, que combina requisitos arrojados de performance, conforto e design aliados a um baixo custo de operação e manutenção.
Menção honrosa: Norte - Oxigênio da Amazônia/RO - Usina instalada em hospitais que produz oxigênio gasoso
Processo:
Sul: Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)/PR - Esgoto tratado é utilizado para enriquecer o solo e aumentar a produtividade do cultivo de milho, soja e trigo em municípios do Paraná.
Menção honrosa: Nordeste - Cerâmica Dantas (CEDAN)/CE - Queima não convencional que alia alto eficiência, baixo custo e pouco consumo de lenha, minimizando a poluição ambiental
Pequena Empresa:
Sudeste: Nanox Tecnologia/SP - Utilizar nanotecnologia para produzir materiais com propriedades especiais e funções inovadoras, que possibilitem aplicações diferenciadas nos negócios e na qualidade de vida das pessoas.
Menção honrosa: Sul -Angelus Indústria de Produtos Odontológicos/PR: Obtenção de produtos e técnicas, na maioria das vezes exclusivas, que facilitam o acesso dos profissionais da área à prática odontológica inovadora.
Média/Grande Empresa:
Sudeste: Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos/SP - Pesquisar, desenvolver, produzir e comercializar moléculas e medicamentos, que contribuam para o avanço da saúde humana e seu bem estar.
Menção honrosa: Nordeste - Fotosensores Tecnologia Eletrônica/CE - Soluções inovadoras
de fabricação, instalação, gerenciamento, processamento, pós-entrega e operacionalização de sistemas de monitoramento eletrônico de infrações de trânsito.
Inovação Social:
Nordeste: Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba (COFEP)/PB - Ex-bóias-frias produzem crisântemos e garantem renda de até dois salários mínimos.
Menção honrosa: Norte - Pólo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais/AC - Os Encauchados de Vegetais eram fabricados antes da chegada do homem branco na Amazônia. O projeto é auto-sustentável, preserva a floresta e proporciona o sustento das famílias envolvidas. O nome "Encauchados" vem do termo indígena cauctchu, árvore que chora, alusivo ao látex que escorre da seringueira.
Instituição de C&T:
Centro-Oeste: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/DF - Viabiliza soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira.
Menção honrosa: Sul - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Inovapuc/RS - Formada por oito unidades periféricas, a Inovapuc tem o objetivo de integrar as ações desenvolvidas na PUC.
Inventor Inovador:
Nordeste: José Luiz Vieira Mattos
Assessoria de Imprensa da FINEP
21 2555-0758/252/615