Compartilhar

Parceria do IEL/PE com universidade francesa traz equipamento inédito

Por Portal de Notícia do IEL Nacional - Publicado 08 de maio de 2007

Um ergômetro, aparelho para avaliar o comportamento muscular e a atividade neuromecânica, foi trazid

Um ergômetro, aparelho para avaliar o comportamento muscular e a atividade neuromecânica, foi trazido ao Brasil por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL/PE) com a Universidade de Compiégne, na França. O equipamento, inédito no país, será adaptado para o uso em crianças brasileiras nos municípios vizinhos de Recife.

De acordo com o professor do curso de Engenharia Biomédica da UFPE, Ascendino Silva, o equipamento, produzido na França, será usado para estudar os efeitos da desnutrição infantil. "A partir daí, poderemos determinar a melhor alimentação e recuperar a capacidade muscular e neuromecânica dessas crianças", explicou Silva.

O aparelho foi criado pela Universidade de Compiègne, em parceria com a Agência Espacial Russa, para estudar a perda muscular de astronautas que voltam de missões espaciais. Silva explicou que um engenheiro francês está no Brasil realizando estudos de adaptação do aparelho. "A previsão é de que até o fim do ano finalizaremos essa adaptação", informou o professor.

Outras Notícias