Parceria do INPI com IEL e SENAI vai difundir informações sobre propriedade intelectual

Por Valter Barbosa com Natan Barros - Publicado 27 de setembro de 2007

A emissão de registro de marcas e patentes é considerada como um indicador de competitividade da indústria mundial. No Brasil, no entanto, a questão da propriedade intelectual ainda é algo que necessita atenção.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) firma parceria com o IEL e o SENAI, com o propósito de difundir informações sobre propriedade intelectual e sua importância para a competitividade das empresas da Paraíba.

Em âmbito nacional, o IEL e o SENAI se apresentam como parceiros articuladores e divulgadores das questões que envolvem registro de marcas e patentes nos estados, já que estão diretamente ligados aos processos produtivos, facilitando assim a disseminação das ações.

Na Paraíba, assim como em outros estados da federação, existe a ausência da cultura sobre o que vem a ser propriedade intelectual, além da desinformação, que se apresenta como obstáculos  inibidores tanto da competitividade, quanto da defesa das empresas. Para tanto, o IEL-PB, utilizando-se de seus canais e capacidade de articulação, fará uma interação para que haja um acréscimo considerável de registro de marcas e patentes dos processos produtivos e produtos paraibanos.

Ao fazer o registro de marcas e patentes, a empresa impede que outra tome posse dos seus direitos. Além dos dez anos de proteção garantidos pelo INPI, a empresa passa a ter uma maior credibilidade em âmbito mercadológico.

Neste contexto, o IEL se encarregará da divulgação junto ao setor produtivo e universidades (com os pesquisadores), para que se crie a cultura do registro de marcas e patentes, não só na Paraíba como também em outros estados, através das Federações de Indústrias.

A partir do próximo ano, o INPI terá capacidade para receber mais de 200 mil pedidos de registro de marcas e cerca de 40 mil pedidos de concessões e patentes.

Informações adicionais podem ser adquiridas pelos telefones: 83 3310.5321 / 3310.5358 ou pelo site: www.fiepb.org.br